Voto de gratidão

O Movimento União Rio, fundamental nesta reestruturação do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) ao longo da pandemia, está concorrendo ao prêmio "Faz Diferença: Rio". Uma iniciativa do Globo em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e suas instituições, que reconhece o trabalho, dedicação e talento de brasileiros que serviram de inspiração para o país em 2020.Operação voto de gratidão

A votação popular acontece – através do site - até 18/7 e sua participação é fundamental.

Para ser indicado a este prêmio, foram avaliadas centenas de ações e instituições, e o Movimento União Rio, por seu ininterrupto e incansável trabalho e seriedade na aplicação dos recursos, atuou para reduzir os impactos da pandemia.

Peço seu importante voto de gratidão ao Movimento União Rio que tanto fez pelo nosso HU, destinando esforços e recursos na fase mais crítica do enfrentamento à pandemia. Esta parceria viabilizou o atendimento aos usuários do SUS, com dignidade, transparência, qualidade e segurança. Deixando um legado de bons serviços do Hospital”, diz o diretor-geral, Marcos Freire. Foram milhares de EPIs, centenas de novos equipamentos, 60 leitos de CTI, 110 leitos de Enfermarias, além de 128 consultórios médicos renovados, recursos humanos e muitas outras doações.

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.