Campanha "Diga não à Desnutrição - O HU apoia essa ideia!"

 

O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) aderiu à campanha criada pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN) em 2018, e promove nesta segunda e terça-feira, dias 28 e 29 de junho, ação em diversos setores do Hospital. O movimento acontecerá no saguão da portaria principal, ao longo das próximas semanas, onde serão distribuídos panfletos com os 11 passos de combate à desnutrição, compilados pela BRASPEN. São eles:

D Determine o risco e realize a avaliação nutricional
E Estabeleça as necessidades calóricas e proteicas
S Saiba a perda de peso e acompanhe o peso a cada 7 dias
N Não negligencie o jejum
U Utilize métodos para avaliar/acompanhar a adequação nutricional ingerida vs. estimada
T Tente avaliar a massa e função muscular
R Reabilite e mobilize precocemente
I Implemente pelo menos dois Indicadores de Qualidade
Ç Continuidade no cuidado intra-hospitalar e registro de dados em prontuário
à Acolha e engaje o paciente e/ou familiares no tratamento
O Oriente a alta hospitalar

A partir de um grande estudo realizado em 1998, no qual o HUCFF teve participação, foi demonstrado que a desnutrição estava presente em 48% dos indivíduos internados. O estudo contou com 4 mil pacientes de todo o Brasil. O estado nutricional está relacionado ao tipo de desfecho clínico que o paciente virá a apresentar, principalmente em ambiente hospitalar. Entre outras conclusões importantes a partir do levantamento, feito também em vários países da América Latina, temos: A depleção do estado nutricional pode estar associada ao aumento da morbidade e mortalidade, a um maior tempo de internação hospitalar e a reinternações mais frequentes, além de gerar maiores custos em saúde.
Outras informações poderão ser dadas pela equipe que estará presente na ação, e ao longo de duas semanas por diversos setores do HUCFF.

 

dsc 8498 webdsc 8491 web2-bestdsc 8528 webcartaz-11-passos-1

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.