Campanha "Diga não à Desnutrição - O HU apoia essa ideia!"

O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) aderiu à campanha criada pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN) em 2018, e promove nesta segunda e terça-feira, dias 28 e 29 de junho, ação em diversos setores do Hospital. O movimento acontecerá no saguão da portaria principal, ao longo das próximas semanas, onde serão distribuídos panfletos com os 11 passos de combate à desnutrição, compilados pela BRASPEN. São eles:

D Determine o risco e realize a avaliação nutricional
E Estabeleça as necessidades calóricas e proteicas
S Saiba a perda de peso e acompanhe o peso a cada 7 dias
N Não negligencie o jejum
U Utilize métodos para avaliar/acompanhar a adequação nutricional ingerida vs. estimada
T Tente avaliar a massa e função muscular
R Reabilite e mobilize precocemente
I Implemente pelo menos dois Indicadores de Qualidade
Ç Continuidade no cuidado intra-hospitalar e registro de dados em prontuário
à Acolha e engaje o paciente e/ou familiares no tratamento
O Oriente a alta hospitalar

A partir de um grande estudo realizado em 1998, no qual o HUCFF teve participação, foi demonstrado que a desnutrição estava presente em 48% dos indivíduos internados. O estudo contou com 4 mil pacientes de todo o Brasil. O estado nutricional está relacionado ao tipo de desfecho clínico que o paciente virá a apresentar, principalmente em ambiente hospitalar. Entre outras conclusões importantes a partir do levantamento, feito também em vários países da América Latina, temos: A depleção do estado nutricional pode estar associada ao aumento da morbidade e mortalidade, a um maior tempo de internação hospitalar e a reinternações mais frequentes, além de gerar maiores custos em saúde.
Outras informações poderão ser dadas pela equipe que estará presente na ação, e ao longo de duas semanas por diversos setores do HUCFF.

dsc 8498 webdsc 8491 web2-bestdsc 8528 webcartaz-11-passos-1