HUCFF retoma cirurgias de transplante de córneas

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) voltou a realizar cirurgias de transplante de córneas nesta quinta-feira, 29/4.

"Este é um passo importante para tornarmos o HUCFF hospital de ponta em transplante no Rio", comemora o diretor-geral, Marcos Freire.

A Coordenação Geral de Transplantes (CGT) do HUCFF é composta por profissionais de diferentes áreas que têm mantido o objetivo institucional: realizar uma medicina assistencial de alto nível.

"Cada vez mais a gente tem formado mais profissionais com a possibilidade de realizar essas cirurgias no Brasil inteiro", afirma o Coordenador do Programa de Transplante de Córnea do HUCFF, Dr Vinícius Varanda, que foi o responsável pela renovação do credenciamento desse tipo de transplante.  "Quando uma unidade transplantadora fica algum tempo sem realizar transplantes, ela automaticamente é descredenciada. Fizemos a renovação do credenciamento no ano passado, mas a pandemia atrapalhou o retorno", explicou Varanda.

A pandemia fez com que os transplantes caíssem 20% no Brasil, revela a ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos). Segundo levantamento da entidade, de janeiro a dezembro passados, foram realizados 7.362 procedimentos. Em 2019, haviam sido 9.189 transplantes realizados ao longo do ano.

Os transplantes no HUCFF começaram em 1979. Cerca de 3 mil pacientes já foram transplantados na Unidade.

"Um dos preceitos desta atual gestão do HUCFF é que o Programa de Transplantes do HUCFF tenha o apoio e a posição que merece dentro da instituição e, com esta equipe incentivadora da Coordenação Geral de Transplantes (CGT), o HUCFF tem tudo para voltar a ser referência em transplantes no estado do Rio de Janeiro", afirma o professor Adroaldo Costa, chefe do Serviço de Oftalmologia do HUCFF, que integrou a equipe desta cirurgia de retomada do Programa de Transplante de Córnea.

"Boa vontade, perseverança e altruísmo são qualidades que definem a equipe transplantadora de córnea e a Coordenação Geral de Transplantes do HUCFF. Estamos afinados e caminhando para um futuro de muitos transplantes bem-sucedidos", finaliza Denise Costa, coordenadora adjunta da Coordenação Geral de Transplantes do HUCFF.

txcorneatxcrnea 2 best