HUCFF promove ação pela segurança do paciente

A segurança do paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado. Os incidentes associados aos cuidados de saúde representam uma elevada morbidade e mortalidade em todo o mundo. Por este motivo, e com o objetivo de conscientização geral em prol da segurança do paciente, o Ministério da Saúde e órgãos parceiros à implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), iniciado em 2013, escolheram abril, mês de lançamento do PNSP, como o mês da campanha nacional pela segurança do paciente.

Essa campanha tem como objetivo sensibilizar os profissionais de saúde - e os próprios pacientes - para a temática da segurança. Como estratégia educativa relacionada ao assunto, a Coordenação de Educação Permanente (COEP) do HUCFF - em parceria com o Grupo de Terapia Infusional e Residência Multiprofissional -  realizou uma ação intersetorial,  na quarta-feira, 28/4. Por meio da metodologia de gameficação online, o grupo conseguiu multiplicar as boas práticas relacionadas à manutenção de cateteres venosos, sem tirar o colaborador da sua unidade.

A grande adesão das Unidades demonstra o engajamento, a interatividade e a participação do corpo clínico de Enfermagem do HUCFF,
O ranking de classificação ocorreu por critério de desempate, tendo em vista que todas as equipes demonstraram alto domínio sobre a temática abordada.

A ação integrativa e online – respeitando os protocolos do Ministério da Saúde (MS) - sobre o tema “Manutenção de Catéteres”, visa a melhoria da qualidade assistencial e gerenciamento de todo processo que os envolve, em torno de um tema amplo, complexo e que vem ganhando cada vez mais espaço e visibilidade na área da saúde.
A construção de um Time de Terapia Infusional nas áreas hospitalares tem por objetivo promover uma mudança no padrão de cuidados prestados em torno dos acessos vasculares e tudo que os envolve.
Baseado em protocolos instituídos, regidos através de recomendações de Guidelines nacional e internacional, o Hospital vem desenvolvendo ações em torno deste tema, para que todos possam ter acesso à informação padrão e desenvolver uma assistência de excelência.
Esta ação foi desenvolvida para promoção a saúde e prevenção de eventos adversos evitáveis, que podem ser reduzidos com o manejo de boas práticas relacionadas a cateteres vasculares. Uma parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente e apoio dos Consultores Galenica/BD.
O Time de Terapia Infusional do HUCFF agradece o apoio de todos os envolvidos nesta e em outras ações que vêm realizando ao longo dos últimos meses.

nsp todos pela seguranca nsp gincana