Novos Ambulatórios

As novas instalações dos ambulatórios do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) foram inauguradas na terça-feira, 30/03. As salas do Serviço de Oncologia, Quimioterapia e Infusão foram as primeiras a receber pacientes neste primeiro momento.
Estas salas estão alocadas no 2° andar, que está mais adiantado em relação ao primeiro, e que passa ainda por ajustes e adequações necessárias. O retorno dos demais atendimentos para o seu lugar de origem acontecerá de forma gradual, ao longo das próximas semanas.

"A reforma desses consultórios médicos se fazia urgente. Tivemos que remanejaro atendimento todo para outros andares, alteramos a rotina de visita, mas as obras estão terminando e tudo voltando para o lugar", esclarece o diretor-geral, Marcos Freire. São 128 consultórios no total, com cerca de 750 consultas por dia. Este quantitativo é devido ao período de pandemia, normalmente chegamos perto de 1000 atendimentos/dia.

Motivada pelos profissionais atuantes no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), a direção-geral buscou oportunizar doações para a reforma estrutural elétrica, hidráulica e ambiental destes consultórios e espaços comuns dos dois andares de Ambulatórios, num total de 8.000 metros quadrados elencados no HUCFF.

As doações recebidas vieram do Movimento União Rio, através do Instituto da Criança.

Fotos Marco Brandt

ambulatorio novoambulatorio novo4

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.