Justa homenagem

Cesar Fontenele divulgação HUCFF 2Nesta semana, o diretor-geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), Marcos Freire, homenageou o ortopedista professor César Fontenele, intitulando a sala 10B12 da unidade com o seu nome. César é chefe do Serviço de Ortopedia do HUCFF há quase três anos. 

"É aqui que ele se dedica e compartilha toda a sua experiência, com alunos e residentes, há 34 anos, contribuindo para a assistência, ensino pesquisa e extensão do HUCFF", destaca Marcos Freire sobre o professor César, responsável por formar vários ortopedistas no Brasil. No HUCFF são 15 residentes atuando durante todo o ano.


ranking SBOTNo ranking da SBOT - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia / Regional RJ - os melhores residentes de Ortopedia do Rio são do HUCFF (imagem). 

"Parabéns a todos eles, parabéns César Fontenele"  

"Fiquei muito envaidecido pela homenagem prestada por nosso diretor, meu grande amigo Marcos. Agradeço a todos que colaboraram para que a Ortopedia do HUCFF chegasse até aqui. Dedico tudo isso a todos nós que lutamos pelo nosso amado hospital",diz o professor César. 

 

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.