Marco no HUCFF: início da atuação da Brigada de Emergência

Opus seg hucff bestNesta semana o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) integrou a sua Brigada de Emergência com a empresa Opus Seg Consultoria, que vai fornecer mão de obra especializada de Bombeiros Civis 24 horas, dando continuidade às ações da direção-geral referentes à prevenção de incêndios e pânicos na Unidade.

"A equipe conta com equipamentos e recursos técnicos de última geração, tanto para ações de prevenção e possíveis combates a incêndios e outros cenários emergenciais. E isso proporciona maior segurança para todos os usuários do hospital", explica Alexandre Almeida Santos, diretor da Opus Seg, que apresentou as principais atividades desenvolvidas pela empresa nos outros 11 hospitais que já atuam. A Opus Seg Consultoria é especializada na prestação de serviços de segurança do trabalho, meio ambiente e qualidade, atuando na implantação, gestão, treinamento e desenvolvimento destas atividades.

A direção-geral vem, ao longo da gestão, implementando ações e investindo de forma massiva no aumento de sua capacidade preventiva e de reposta a eventos emergenciais. A criação de uma Assessoria específica para este assunto tem agilizado os processos de trabalho.

"Temos uma equipe dedicada a este tema 24 horas por dia e, junto com os bombeiros civis, vamos aumentar o grau de segurança das instalações do hospital", explica Valter Tardio, coordenador da Assessoria Técnica de Prevenção e Combate a Incêndio do HUCFF. opus-seg hucff 2 best

Outras ações em andamento
A implementação do Plano de Emergências e a revisão e implementação de rotas de fuga estão avançadas, bem como o treinamento de líderes de abandono e de treinamento de brigadistas voluntários, além da  implementação da Central de Comunicação de Emergência.

"Estas ações são contínuas: treinamentos, orientações e ações sobre o tema. Não só pelas dimensões da Unidade, mas também pela dinâmica diária dos serviços desenvolvidos no HUCFF" conclui, Tardio. 

 

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.