Medidas imediatas de combate à pandemia

Com a finalidade de adequar o hospital à realidade da pandemia e diante o decreto do prefeito Eduardo Paes - publicado na segunda-feira (22) em uma edição extra do Diário Oficial -, que define as restrições no município para o recesso a ser criado pelo estado, a direção-geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) definiu prioridades e alterações nas rotinas, a fim de reduzir o fluxo de pessoas na Unidade. As medidas adotadas devem seguir ao longo dos 10 dias previstos - entre 26/03 e 04/04 - e, caso haja necessidade, serão prolongadas.

Consultas ambulatoriais e cirurgias serão reduzidas

A agenda ambulatorial está mantida, priorizando as consultas de urgência e aquelas voltadas para pacientes que têm necessidade de acompanhamento regular. Haverá uma diminuição do número de marcações. É fundamental que os pacientes ambulatoriais só venham acompanhados se for realmente necessário.

Serão priorizadas as cirurgias de urgência, oncológicas e cardiovasculares. As eletivas serão mantidas com uma redução de marcação.

Visitas e informação sobre pacientes serão mantidas

Aos pacientes confirmados com Covid-19 a visitação está proibida, desde o início da pandemia, conforme orientação das autoridades sanitárias.

O quadro clínico dos pacientes internados nas enfermarias é informado aos familiares nas terças e quintas. Já os familiares dos pacientes internados no CTI recebem informações nas terças, quintas e domingos.

O horário de visita fica restrito a 1 (um) visitante entre 15h e 16h às quartas-feiras e aos domingos.

Foto Marco Brandt

dsc 6042 menor web

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.