Nova Ressonância Magnética é inaugurada no HUCFF

HUCFF divulgacaoHospital da UFRJ passa a ser o único público que possui dois equipamentos em uma unidade

O Serviço de Radiodiagnóstico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) concluiu a instalação, nesta semana, de um novo aparelho de Ressonância Magnética permitindo, com isso, a possibilidade de até dobrar a capacidade de diagnóstico de alta complexidade. A previsão é que possam ser realizados entre 350 e 450 exames por mês, dependendo da complexidade dos exames.

Os primeiros a serem atendidos foram os pacientes da internação, mas pacientes ambulatoriais também já foram agendados, atendendo a demanda do HUCFF e do Sistema de Regulação do Rio de Janeiro (Sisreg).

O Serviço funciona de segunda a sexta, sob a chefia da Dra Carmen Lúcia Arantes Pereira Azevedo e do Dr Anderson Ribeiro de Sales. Para ser atendido o paciente deve ser matriculado no HUCFF e possuir uma solicitação de exame. O agendamento dos exames é feito no próprio Serviço de Radiodiagnóstico.

Com mais recursos humanos a gente conseguiria ampliar ainda mais a capacidade de exames por dia mas nossos pacientes, em sua maioria, são de alta complexidade e seus exames demandam mais tempo do que os de pacientes realizados em serviços particulares, por exemplo. Assim, nossa capacidade fica limitada a atender entre 20 e 35 pacientes por dia, com a possibilidade de aumentar esse número na medida em que tivermos aumento dos nossos recursos humanos”, explicou o Dr Anderson Sales.

Aquisição faz parte dos investimentos para a modernização do Parque Tecnológico e adequações do Hospital

O Serviço de Engenharia Biomédica (SEB) do HUCFF, que é responsável por cuidar de todo o Parque Tecnológico do Hospital, desempenhou um papel importante para agilizar a instalação do novo equipamento, aliando qualidade a excelentes e acolhedoras instalações físicas para proporcionar tranquilidade e conforto aos pacientes.

A ressonância é um dos mais significativos avanços das últimas décadas no que diz respeito a diagnóstico, porque permite a captação de imagens de qualquer parte do corpo em até três dimensões. Sua utilização facilita o diagnóstico em todas as especialidades. Esta é uma máquina de ponta para encontrar de tumores a lesões ortopédicas”, explicou Renan Lombardo, chefe do SEB, que trabalhou em pontos-chave para apresentar soluções e mais agilidade nas respostas às demandas.

O trabalho do SEB é fundamental em várias áreas do Hospital. A oscilação de funcionamento de equipamentos - e outros relacionados à área médica – interferem diretamente na nossa oferta de atendimento, do ambulatório ao Centro Cirúrgico e pós-cirurgia”, explicou o diretor-geral, Marcos Freire, sobre as áreas de atuação do SEB, que terminou na semana passada a reforma total das torres de gases do HUCFF.

A plena disponibilidade dessas torres confere à equipe do Centro Cirúrgico a garantia de desempenhar cirurgias mais seguras e com maior confiabilidade do sistema de gases”, concluiu Renan.

Por dia o HUCFF faz, em média, 25 cirurgias e atende 800 pacientes ambulatoriais.

 

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.