Dia Mundial do Rim foi marcado por atividades de educação nutricional e transplante renal

Marco Brandt HUCFF 11.3.21O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) voltou a realizar cirurgias de transplante renal intervivos (com doador vivo), que estavam suspensas devido às medidas de biossegurança impostas para evitar a disseminação do novo coronavírus.

O procedimento foi realizado na quinta-feira, 11/3, Dia Mundial do Rim, cujo o tema deste ano é “Vivendo bem com a doença renal”.

"Este é um passo importante para reativarmos os demais transplantes e tornarmos o HUCFF hospital de ponta em transplante no Rio. Parabenizo todo o grupo da Nefrologia, Cirurgia Vascular, Urologia, Anestesia e Coordenação de Transplantes", afirmou Alberto Chebabo, diretor da Divisão Médica (DMD) do HUCFF.

Paralelo a isso, o Serviço de Nefrologia e o Serviço de Nutrição e Dietética promoveram atividades de educação nutricional para os pacientes  da hemodiálise, dos ambulatórios de nefrologia e, também, aqueles internados nas enfermarias. O foco da abordagem foi o tratamento do paciente renal crônico e as estratégias pra melhorar a sua qualidade de vida.

Projeto de retomada de transplantes teve curso de atualização
A coordenação-geral de transplantes do HUCFF - em parceria com o Serviço de Nefrologia e a coordenação de enfermagem do posto 7A - realizou nos dias 04 e 05 de março o I Curso de atualização em transplante renal. O objetivo é aprimorar a assistência prestada aos pacientes submetidos ao transplante renal, visando um cuidado de qualidade aos transplantados.
O evento contou com uma participação significativa de profissionais do setor 7A (Nefrologia), residentes de enfermagem e profissionais de outros setores com interesse pelo tema.

divulgação TXrenal