Novos Residentes para um novo HUCFF

Marcos Freire e Simone LeiteCento e quarenta e dois médicos residentes foram recebidos no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) e vão participar da aula inaugural virtual "Entrevista Motivacional nos Cuidados da Saúde - como apoiar os pacientes nas mudanças de estilo de vida", com a palestrante Dra Carolina Costa. São 116 novos médicos Residentes e 26 novos Residentes da Multiprofissional.

O diretor do HUCFF, professor Marcos Freire, juntamente com o coordenador de atividades educacionais, professor Ronaldo Vinagre, a coordenadora geral da residência, professora Simone Soares Leite e a coordenadora da residência multiprofissional, professora Maria Luiza de Oliveira Teixeira, deram as boas vindas aos novos residentes na manhã de 26/2. Devido à pandemia, o evento foi totalmente virtual.

O diretor-geral destacou que os novos residentes vão usufruir de uma unidade mais organizada. " É muito bom tê-los aqui vencendo mais esta etapa. Agradeço a escolha e a confiança que depositaram neste hospital", disse o diretor se referindo às principais conquistas desta gestão - novas enfermarias, CTI e ambulatórios novos -.

Centro de excelência em ensino, pesquisa e extensão, o Hospital do Fundão - como é conhecido - possui 321 leitos ativos e recebe cerca de 30 pacientes para internações por dia, faz 25 cirurgias e 800 consultas.

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.