Todos contra a hanseníase 2021

hansAnualmente, em janeiro, são promovidas ações de conscientização sobre a hanseníase para marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção, lembrado no último domingo do mês. Este ano, por conta da pandemia, o Programa em Hanseníase do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) não promoveu ação presencial em seu ambulatório, mas a professora Maria Leide, médica do Serviço de Dermatologia do HUCFF, participou da superlive promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para atualizar médicos sobre diagnóstico e tratamento de hanseníase. O evento aconteceu na quarta-feira (22), das 9h às 12h.

A hanseníase é negligenciada, mas a saúde não!
Conhecido como Janeiro Roxo, a campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é coordenada pelo Departamento de Hanseníase e tem o apoio do Serviço de Dermatologia do HUCFF. A iniciativa busca melhorar o controle da doença por meio da disseminação de informações especializadas e conscientização da população sobre sua gravidade, bem como a necessidade de diagnóstico e tratamento precoces, contribuindo para a redução do preconceito acerca da doença, que afeta predominantemente pele e nervos periféricos, tem como sintoma principal a dormência nas extremidades (pés e mãos) e ou em áreas da pele, com ou sem manchas esbranquiçadas ou avermelhadas. Saber identificar precocemente a hanseníase é uma das maneiras de interromper a sua transmissão.

Saiba mais sobre a Campanha Nacional de 2021.

Em tempo
O Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Hanseníase do HUCFF/UFRJ recebe pacientes para elucidação diagnóstica, complicações da doença e seu tratamento e reabilitação física, encaminhados pela Atenção Primária em Saúde, local formal de tratamento da hanseníase. Sendo um hospital terciário o HUCFF é sentinela e pode inferir sobre a qualidade do diagnóstico precoce no estado, pelo grau de incapacidade física e complicações observadas na clientela que recebe.
O Programa de Reabilitação em Hanseníase é multidisciplinar. Envolve professores, técnicos e alunos dos serviços de Dermatologia, Fisioterapia, Terapia ocupacional, Ortopedia e o Serviço Social.