HUCFF: 51 leitos COVID-19

leitos novosO Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), que atingiu hoje, 22 de janeiro, 1449 casos notificados/suspeitos da Covid-19, tem atuado desde o começo da pandemia na melhoria de sua estrutura para oferecer mais leitos aos pacientes.
Conforme anunciado pela Prefeitura do Rio, nesta semana, 50 novos leitos foram abertos para o tratamento da Covid-19, na rede hospitalar da cidade. Destes, 18 são no Hospital do Fundão, como é conhecido. Com isso o HUCFF passa a oferecer 35 leitos de CTI COVID e 16 leitos de enfermaria COVID. Muito dessa evolução se deve à fundamental integração entre o HUCFF e as esferas federal, estadual e municipal, que vem sendo conquistada pela atual gestão.

Trabalho em conjunto
Com a desmobilização do Hospital de Campanha do RioCentro, o HUCFF recebeu 10 ventiladores e 20 monitores – equipamentos fundamentais para a abertura de leitos de CTI COVID -. Paralelo a isso, a Prefeitura do Rio vai manter os contratos atuais dos profissionais que já estão atuando no HUCFF desde o começo da pandemia.
O Ministério da Saúde destinou meios para a contratação de Recursos Humanos, através da Fiotec - Fundação de apoio à Fiocruz -, para a reativação de leitos no HUCFF. Até o momento foram recebidos cerca de 300 profissionais da área da saúde. Está prevista a chegada de um total de 495 profissionais da Fiotec.
Com recursos humanos adequados e equipamentos o HUCFF tem capacidade para até 350 leitos ativos, podendo chegar a 80 leitos para atendimento Covid. O Hospital do Fundão possui atualmente 300 leitos ativos - 46 de CTI e 254 de enfermaria -.