Vacinação contra coronavírus

Fotos: Marco Brandt

Fotos Marco Brandt HUCFFSeguindo a conduta da Secretaria Municipal de Saúde, o critério adotado pelo HUCFF para a escolha dos profissionais imunizados, neste primeiro momento onde não há vacinas para todos, é o grau de exposição a pacientes com COVID-19. 

Ao todo 1.440 doses da vacina Coronavac Butantan foram destinadas ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ). As doses ficam armazenadas no CVA - Centro de Vacinação de Adultos - que libera a quantidade diária, de acordo com o número de profissionais que serão vacinados no dia.
Os profissionais começaram a ser imunizados ontem, 21/01.
Até o momento 442 profissionais - lotados na Emergência, CTI Covid e Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), bem como anestesistas, já receberam a vacina.

A previsão é de que na segunda-feira, 25/01, todos os profissionais que constam na listagem deste primeiro lote estejam vacinados.

Para vacinar todos os profissionais do HUCFF seriam necessárias 4300 doses.

____________________________________________________

Nota de esclarecimento sobre reportagem do jornal O Globo

por Assessoria de Imprensa da Reitoria

Veículo se equivocou ao alegar que servidor da UFRJ sob alto grau de exposição ao coronavírus não deveria receber a dose por não ser médico. Leia íntegra da nota

 

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.