Profissionais de saúde do HUCFF começam a ser vacinados

Fotos: Marco Brandt

Fotos Marco Brandt Vacinação Covid HUCFFAo todo 1.440 doses da vacina Coronavac Butantan foram destinadas ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ). Os profissionais começaram a ser imunizados hoje, 21/01, de acordo com as escalas de plantão.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebeu na quarta-feira, 20/1, 2.150 doses da vacina Coronavac Butantan, cuja distribuição foi feita pelas unidades de saúde da instituição consideradas prioritárias pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) e de acordo com a disponibilidade de doses de vacinas. Neste primeiro lote serão imunizados profissionais de saúde de quatro unidades da UFRJ.

"A gente contemplou neste primeiro momento os profissionais de saúde que estão sob o maior grau de exposição, já que a gente não tem como atender a todos. Então este primeiro lote é voltado para o profissional de alta exposição, que atua no CTI, Emergência, Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), onde há uma maior concentração de pacientes infectados" explicou a professora Terezinha Marta Castiñeiras, coordenadora do Centro de Triagem e Diagnóstico para Covid-19 (CTD), e reforçou que “os demais serão contemplados à medida que essas doses forem chegando”.

O critério adotado pela UFRJ para a escolha dos profissionais de cada unidade a serem vacinados é o grau de exposição. Neste início de imunização, os profissionais e estagiários pertencentes a categorias de alta exposição que tiveram infecção confirmada a partir de 1/10/2020 não serão vacinados.

Lançamento oficial aconteceu no CTD

Como ato simbólico de lançamento da vacinação na UFRJ, hoje, 21/01, receberam a imunização no Centro de Triagem Diagnóstica para COVID-19 (CTD), às 10h, quatro profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus.

"Iniciamos hoje, na UFRJ, a vacinação daqueles que estão há 10 meses na linha de frente no combate à Covid-19 e têm salvado muitas vidas. Ter a vacina em menos de um ano é um feito e quero agradecer a todos os cientistas por isso”, Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ.

Fotos Marco Brandt Vacinação Covid CTD UFRJ 2Fotos Marco Brandt Vacinação Covid CTD UFRJ 3Fotos Marco Brandt Vacinação Covid CTD UFRJ 4Fotos Marco Brandt Vacinação Covid CTD UFRJ 1