Adequações para a reabertura de leitos

leitos novosComo parte das adequações que estão em andamento no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), no dia 07 de janeiro de 2021 (quinta-feira) será feita a instalação do novo transformador. Por esse motivo a energia elétrica de todo o prédio precisará ser desligada de 9h às 14h. Este procedimento é fundamental para a reabertura do CTI do 13º andar, que disponibilizará mais 23 leitos na Unidade. O HUCFF possui gerador - que atende as áreas de assistência, CTI, Emergência e Centro Cirúrgico. Haverá UM elevador em funcionamento para atender possíveis emergências.

O Hospital do Fundão, como é conhecido, possui atualmente 285 leitos ativos - 47 de CTI e 238 de enfermaria -. Destes 178 estão ocupados, 107 são de clínicas cirúrgicas - uma vez que o HUCFF mantém sua rotina de cirurgias eletivas, apesar do cenário de pandemia ainda existente, e realiza cerca de 20 cirurgias por dia - e 33 leitos estão bloqueados.

Faltam médicos para desbloquear leitos

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) teve uma redução do número total de leitos por falta de recursos humanos com o fim dos contratos temporários destinados para atender a demanda durante o pico da pandemia. Soma-se a essa situação os afastamentos de servidores, amparados por resoluções internas da UFRJ - autodeclaracão por comorbidades de doençasAdequações  crônicas, idade acima de 60 anos, gestantes e cohabitação com idosos e crianças menores - bem como aposentadorias, o que acarreta uma redução ainda maior de recursos humanos.

Com recursos humanos adequados o HUCFF tem capacidade para até 350 leitos ativos, podendo chegar a 80 leitos para atendimento Covid.

O Ministério da Saúde destinou meios para a contratação de Recursos Humanos, através da Fiotec - Fundação de apoio à Fiocruz -, para a reativação de mais 25 leitos de CTI, 22 leitos de enfermaria e 12 leitos de emergência. Desta forma, o cronograma de abertura progressiva de leitos – para oferta de CTI e enfermaria Covid - foi iniciado esta semana com o acolhimento destes profissionais. Até o momento foram recebidos 264 profissionais da área da saúde. Está prevista a chegada de um total de 495 profissionais da Fiotec, que devem ser treinados para o suporte avançado de vida com responsabilidade e, então, estão aptos para iniciar os plantões. Paralelo a isso, a Prefeitura do Rio vai manter os contratos atuais dos profissionais que já estão atuando no HUCFF desde o começo da pandemia.

A gestão do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) tem se dedicado para alcançar o objetivo de oferecer 45 leitos de CTI Covid e 35 de Enfermaria Covid.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.