UFRJ recebe mais de 3 mil candidatos para concurso de Residência Médica e Residência Multiprofissional

O resultado de todas as instituições participantes do processo seletivo 2021 pode ser visto no site - http://www.residencia.ufrj.br/ - e, diferente dos outros anos, o candidato que quiser consultar o seu cartão de respostas deve acessar o site -http://www.nce.ufrj.br/concursos/inscricao/HUCFF_ResMed_2021/cartao/default.asp

CAE provaA prova para 3006 candidatos - 2420 para Residência Médica e 586 para a Residência Multiprofissional - foi aplicada no dia 13/12 em 139 salas no Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo 43 salas no Centro de Tecnologia, 36 salas no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza e 60 salas na Faculdade de Letras.

Na Faculdade de Letras as provas ocorreram em dois turnos. Pela manhã as provas da Residência Médica e a tarde as provas da Residência em Área Profissional e Multiprofissional em Saúde.

O Processo Seletivo da Residência Médica e da Residência em Área Profissional e Multiprofissional em Saúde da UFRJ é um dos mais tradicionais e concorridos do país e recebe candidatos de diversos estados. O processo seletivo é realizado inteiramente na Coordenação de Atividades Educacionais (CAE), inclusive a elaboração de provas, emissão e leitura dos cartões-resposta e a fiscalização da segurança do concurso, alocação dos candidatos e distribuição de provas e cartão-resposta.

Presidido pelo Dr Ronaldo Vinagre, coordenador da CAE, o processo contou com uma equipe de mais de 600 pessoas, entre servidores e prestadores de serviço de diferentes áreas da UFRJ.

 

 

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.