O HUCFF não tem partido

creditos Fernando SouzaA Direção do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem por meio desta Nota expressar sua indignação relacionada ao ato do SINTUFRJ, que na noite de 10/12/2020 exibiu filme na face lateral do Edifício do hospital, voltada para a Linha Vermelha (Ala F) realizando ataques ao Governo Federal, ato eminentemente político, em vez de projetar fotos de servidores da Universidade que faleceram durante a pandemia e que a Direção do Hospital Universitário apoiou e autorizou esta justa homenagem.

Foi uma distorção que traiu a confiança da equipe da atual gestão e causou sensação de indignação de todo corpo social, com ataques políticos por 1min35s e apenas míseros 15 segundos de homenagem aos servidores com fotos embaralhadas. Tal fato ocorre em um momento delicado de Pandemia que estamos atravessando, com a direção-geral em contato frequente e relacionamento adequado e institucional com os Ministérios, tanto da Educação como o da Saúde, e vem conseguindo recursos humanos, insumos e reforço de orçamento com verbas extraordinárias para o bom funcionamento e atendimento de qualidade à população, não só do Hospital Universitário mas de todas as Unidades do Complexo Hospitalar. Tudo isto com governança e transparência, cujo resultado inclui um dos menores índices de mortalidade institucional, divulgados e atualizados diariamente, a cada 3h, em nosso site. Além disto, é característica desta gestão reafirmar a necessidade de investimento na Universidade Pública.

A Equipe da direção atual reforça que é apartidária, que trabalha pela reestruturação do hospital com reformas em todas as áreas primordiais (Elétrica, Hidráulica, Centro Cirúrgico, Enfermarias, Ambulatórios, etc.) até o momento com reconhecimento de toda sociedade sem ser norteada por qualquer modelo ideológico, apenas trabalhando pelo nosso partido de 5 letras: HUCFF.

Rio de Janeiro, 11 de Dezembro de 2020.

A Direção

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.