Aumento de casos Covid

EmergênciaO aumento de casos e a superlotação não é particularidade do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ). A taxa de ocupação é alta em leitos exclusivos para o novo coronavírus em todo o estado.

As secretarias de Saúde da cidade e do Estado do Rio de Janeiro e o Ministério da Saúde decidiram na segunda-feira (23) ampliar a oferta de leitos para casos de covid-19 no Rio e, diante disso, o Hospital do Fundão, como é conhecido, já está providenciando a abertura de mais 25 leitos de CTI COVID para os próximos dias.

O Hospital  do Fundão não possui emergência aberta. Ou seja, atende os pacientes que são referenciados na Unidade, e não o público em geral.

Recursos humanos

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) teve uma redução do número total de leitos por falta de recursos humanos com o fim dos contratos temporários destinados para atender a demanda durante o pico da pandemia. Cabe destacar que há leitos (físicos). O que não há são recursos humanos para ofertar estes leitos.

Soma-se a essa situação os afastamentos de servidores, amparados por resoluções internas da UFRJ - autodeclaracão por comorbidades de doençascrônicas, idade acima de 60 anos, gestantes e cohabitação com idosos e criançasmenores - bem como aposentadorias, o que acarreta uma redução ainda maior derecursos humanos.

Contratos temporários

Os recursos da Rio Saúde para manutenção de pessoal decorrem de um plano de distribuição de recursos COVID do Ministério da Saúde, via Secretaria Municipal de Saúde, que tem sido parceiro do Hospital não só no pico da pandemia, mas agora que os casos voltaram a aumentar. Este contrato se encerraria em outubro, porém a direção do Hospital conseguiu que 50% do efetivo fosse mantido até 31 de dezembro de 2020.

Já os contratos temporários encerrados no início de novembro (MEdPrime e DIMP) eram provenientes de recursos para o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro, advindos do Ministério da Educação.

Estes contratos temporários, destinados ao enfrentamento  da pandemia de Covid-19, permitiram a ampliação e reforço de áreas de atendimento como CTI e enfermarias Covid, além de atendimento de reabilitação pós Covid. E isso possibilitou ao HUCFF prestar um atendimento de qualidade durante o pico dapandemia.

Apesar de estar com sua taxa de ocupação alta, o HUCFF mantém sua rotina de cirurgias eletivas, bem como a de atendimentos ambulatoriais. Realiza em média, 25 cirurgias por dia e 700 consultas.

Em nosso painel, que é atualizado diariamente, é possível acompanhar osdados de atendimento Covid-19 na Unidade.