Outubro Rosa - Novembro Azul

WhatsApp Image 2020-10-21 at 18.29.06
Diretor Marcos Freire e Paulo César canary, chefe do Serviço de Radioterapia
Para fechar o mês de conscientização sobre o câncer de mama o Serviço de Radioterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) promoveu três dias de evento na penúltima semana de Outubro. Aberto aos pacientes que fazem tratamento de radioterapia na Unidade, a programação esclarecedora e humanizada contou com a apresentação do "Sino da Vitória", instalado estrategicamente na porta principal do Serviço de Radioterapia. Com o toque de um sino, pacientes diagnosticados com câncer poderão anunciar o fim da terapia. O objetivo é que eles compartilhem o momento de despedida do tratamento e incentivem aqueles que ainda lutam contra a doença.
"Cada uma de vocês, quando acabar o tratamento, vai fazer uma festa ali naquele sino. Quando eu terminei minhas sessões eu não tive este sino pra tocar, mas eu festejei", disse Cleide Guedes, 55 anos, que trabalha no HUCFF há mais de três décadas e, em janeiro de 2018, iniciou uma intensa busca pela sua recuperação, aqui mesmo no Hospital do Fundão. Três meses após a descoberta Cleide passou por uma cirurgia e iniciou as sessões de radioterapia. Ao todo foram 35. "Eu venci o câncer de mama. Foi só uma luta entre as várias batalhas da vida", conclui ela. 

WhatsApp Image 2020-10-21 at 18.29.03

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras.
Neste Outubro Rosa 2020, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou o movimento de conscientização "Quanto antes melhor" com a intenção de chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, entre elas, o câncer de mama. A SBM quer reforçar que há muita vida após o câncer de mama e que o cuidado com a saúde feminina deve ser olhado com atenção, principalmente neste momento em que o rastreamento e o tratamento foram prejudicados e ainda estão sendo retomados por conta da pandemia de Covid-19.

O Serviço de Radioterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) oferece cerca de 50 vagas por mês para a Regulação de pacientes com câncer.

Agora é a vez dos homens

prost 2020Para Novembro, o Serviço de Radioterapia vai promover, no dia 18, um ciclo de palestras voltadas para o público masculino, com a finalidade de conscientizar os homens sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata e também reforçar a importância deles cuidarem da saúde como um todo. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.