Covid-19: 1000 casos notificados no HUCFF

WhatsApp Image 2020-09-20 at 13.54.28No dia 18 de setembro o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) chegou ao milésimo caso notificado/suspeito com COVID-19. Desses, 589 pacientes foram internados no hospital e tiveram seu tratamento na unidade. "Esse número mostra a nossa participação nessa pandemia. Certamente fomos um dos hospitais que mais atendeu pacientes no Rio de Janeiro", destaca Alberto Chebabo, diretor da Divisão Médica do HUCFF.

Neste cenário de pandemia o Hospital do Fundão – como é conhecido – foi um dos primeiros hospitais a iniciar as adequações para o atendimento de pacientes COVID no Rio de Janeiro. Desde o diagnóstico do primeiro caso no Brasil o HUCFF se preparou para atender, sendo listado entre os hospitais de referência pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Dados em tempo real

A rápida propagação da COVID-19 no Brasil exige da vigilância epidemiológica mecanismos que garantam informação em tempo oportuno, para subsidiar a tomada de decisão nos diferentes níveis de gestão. No caso do HUCFF, o uso de tecnologia digital e de informação tem permitido o acompanhamento em tempo real das informações sobre os atendimentos aos pacientes suspeitos ou confirmados com COVID-19 na unidade, fornecendo subsídios para o planejamento das ações na instituição.

O Serviço de Epidemiologia e Avaliação (SEAV) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) integra uma rede nacional de monitoramento das doenças e agravos que põem em risco a população humana e é responsável pelos indicadores hospitalares de desempenho. Em parceria com a Coordenação de Informática e Rede (CIR), o SEAV participa do Laboratório de Informação para Gestão Hospitalar (LaBIGh), ambiente físico e virtual de atuação multidisciplinar orientado à resolução de problemas relacionados à análise de dados. Por meio dessa parceria, foi desenvolvido um painel de indicadores (dashboard) em Power BI®, uma ferramenta de modelagem de dados multidimensionais (cubo de dados) e seus componentes (Business Intelligence - BI), para o monitoramento dos casos atendidos pelo HUCFF durante a pandemia por doença provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19).

O dashboard é atualizado automaticamente a cada três horas. Acompanhe aqui os números.