Melhorias no HUCFF

fachada_hucff_2020Hospital do Fundão esclarece pontos sobre obras em andamento, subestações e cirurgias

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), passou por melhorias em sua parte estrutural nos últimos meses.

De março a abril, foram readequados 60 leitos de Terapia Intensiva, totalmente equipados, além de 110 leitos de enfermaria, gradativamente entregues ao longo dos 100 primeiros dias da pandemia.

Dois novos geradores foram instalados para manter a segurança destes quase 200 leitos readequados.  Áreas comuns — corredores, acessos, entrada principal — também foram e estão sendo renovadas.

Obras em andamento
Em agosto, outra etapa de adequação foi iniciada. Esta nova fase prevê a reforma de 66 consultórios médicos e mais a reforma de outros 62, atualmente desativados. Ou seja, o HUCFF está em processo de obras de reformas estruturais em 128 consultórios médicos.

O HUCFF funciona em um prédio construído há mais de 50 anos. Toda a sua estrutura elétrica e hidráulica corresponde à década em que ele foi projetado. Por isso, as questões que envolvem reparos demandam mais atenção. Uma vez que não é possível trocar, de uma só vez, toda a estrutura de engenharia de todo o prédio, as instalações elétrica e hidráulica estão sendo trocadas à medida que estas manutenções corretivas ocorrem, concomitantemente às adequações que estão em andamento atualmente no Hospital.

Subestações
A subestação elétrica do 13º pavimento do HUCFF apresentou problemas de aterramento no dia 23/7. A perda de isolamento na parte elétrica pode acarretar risco de choque. Por segurança, o Centro Cirúrgico passou a ser abastecido por outra subestação.

A Divisão de Engenharia (DEG) do Hospital, a partir de contratação de emergência, providenciou a manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos, já em andamento. Quanto aos ajustes elétricos que, contará com revisão minuciosa, seguirá com a modernização de todas as subestações do Hospital.

Cirurgias
O HUCFF possui, neste momento, cinco salas de cirurgias que atendem às demandas atuais e as de emergência. A previsão é de que outras três salas estejam prontas até o final desta semana.

A redução de cirurgias foi influenciada pela pandemia. Considerando o cenário no Brasil, o HUCFF está retornando paulatinamente com o agendamento dos procedimentos eletivos. Por isso, há redução no número de procedimentos cirúrgicos, assim como em todas as unidades hospitalares que atendem demandas de COVID-19.

Destacamos que as cirurgias de urgência, oncológicas e cardiovasculares estão sendo agendadas normalmente.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.