Melhorias no HUCFF

fachada_hucff_2020Hospital do Fundão esclarece pontos sobre obras em andamento, subestações e cirurgias

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), passou por melhorias em sua parte estrutural nos últimos meses.

De março a abril, foram readequados 60 leitos de Terapia Intensiva, totalmente equipados, além de 110 leitos de enfermaria, gradativamente entregues ao longo dos 100 primeiros dias da pandemia.

Dois novos geradores foram instalados para manter a segurança destes quase 200 leitos readequados.  Áreas comuns — corredores, acessos, entrada principal — também foram e estão sendo renovadas.

Obras em andamento
Em agosto, outra etapa de adequação foi iniciada. Esta nova fase prevê a reforma de 66 consultórios médicos e mais a reforma de outros 62, atualmente desativados. Ou seja, o HUCFF está em processo de obras de reformas estruturais em 128 consultórios médicos.

O HUCFF funciona em um prédio construído há mais de 50 anos. Toda a sua estrutura elétrica e hidráulica corresponde à década em que ele foi projetado. Por isso, as questões que envolvem reparos demandam mais atenção. Uma vez que não é possível trocar, de uma só vez, toda a estrutura de engenharia de todo o prédio, as instalações elétrica e hidráulica estão sendo trocadas à medida que estas manutenções corretivas ocorrem, concomitantemente às adequações que estão em andamento atualmente no Hospital.

Subestações
A subestação elétrica do 13º pavimento do HUCFF apresentou problemas de aterramento no dia 23/7. A perda de isolamento na parte elétrica pode acarretar risco de choque. Por segurança, o Centro Cirúrgico passou a ser abastecido por outra subestação.

A Divisão de Engenharia (DEG) do Hospital, a partir de contratação de emergência, providenciou a manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos, já em andamento. Quanto aos ajustes elétricos que, contará com revisão minuciosa, seguirá com a modernização de todas as subestações do Hospital.

Cirurgias
O HUCFF possui, neste momento, cinco salas de cirurgias que atendem às demandas atuais e as de emergência. A previsão é de que outras três salas estejam prontas até o final desta semana.

A redução de cirurgias foi influenciada pela pandemia. Considerando o cenário no Brasil, o HUCFF está retornando paulatinamente com o agendamento dos procedimentos eletivos. Por isso, há redução no número de procedimentos cirúrgicos, assim como em todas as unidades hospitalares que atendem demandas de COVID-19.

Destacamos que as cirurgias de urgência, oncológicas e cardiovasculares estão sendo agendadas normalmente.