Serviço de Nutrição promove palestra virtual

Nutri 2020O Dia do Nutricionista é comemorado em 31 de agosto, mesma data da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas em 1949. Essa entidade foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e, atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição.

Para comemorar a data, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) reuniu seus profissionais - de maneira virtual - para uma palestra, com a nutricionista Fernanda Vaz, sobre a importância do profissional e sua atuação no ambiente hospitalar.

Nutrição é a ciência dos alimentos, dos nutrientes, sua ação-interação e equilíbrio relacionado à saúde e à doença, e o processo pelo qual o organismo ingere, digere, absorve, transporta, utiliza e elimina as substâncias alimentares. E, para atender todas essas necessidades nutricionais, o especialista que reúne essas informações é o nutricionista. 

 

Serviço existe no HUCFF desde 1978

NelzirNo início de março deste ano - no período pré-pandemia - o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) teve o prazer de recepcionar os novos residentes e estagiários com a presença da responsável pela implantação do Serviço aqui no HUCFF: a renomada professora Nelzir Trindade Reis. Nutricionista, médica e autora de diversos livros na área da nutrição clínica, ela foi muito importante na campanha em defesa da regulamentação profissional dos nutricionistas e foi a primeira da categoria a fazer prescrição dietética no país.

As palavras da professora trouxeram o incentivo necessário para enfrentar o que ainda estava por vir nos próximos dias: os impactos da pandemia da COVID-19.

 

Nutrição e Covid-19

O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) elaborou dois guias para orientar pacientes sobre o novo coronavírus. O primeiro é voltado a pessoas com doença renal crônica. Já o segundo foi elaborado para aqueles que se curaram da Covid-19. Os documentos buscam esclarecer dúvidas sobre alimentação, higienização de alimentos e a prevenção da doença. A nutricionista Tatiana de Paula, responsável pela Seção de Ensino do Serviço de Nutrição, explica a iniciativa. E a nutricionista Elisabete Goes tira algumas dúvidas sobre a relação entre os alimentos e o coronavírus em matéria para a Rádio UFRJ. Abaixo estão os guias à disposição.

 

O alimento tem muitas representações e pode chegar cercado de afeto

SNDNo início da pandemia o Serviço de Nutrição e Dietética não tinha nenhum contato com os pacientes com COVID-19, exceto pelo telefone celular de alguns. Foi preciso se reinventar. Então a equipe passou a colocar mensagens de esperança e ânimo nas embalagens das refeições dos pacientes. A iniciativa contou com a participação da empresa Copy e Print que personalizou adesivos. Um gesto tão simples, tão fácil e com um impacto inimaginável no dia a dia dos pacientes.

 

Saiba mais sobre o SND

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) tem como missão pleno desenvolvimento do processo de assistência nutricional.
Presente desde a inauguração do HUCFF, possui uma área abrangente de atuação e está dividido em 3 seções: Nutrição Clínica, Planejamento e Produção e Ensino, Pesquisa e Estatística. .

O Serviço é composto por nutricionistas, dentre eles alguns doutores, mestres e especialistas e também copeiros.

O SND-HUCFF possui integração com o Instituto de Nutrição Josué de Castro-UFRJ, e recebe alunos e estagiários do Instituto tanto na seção de Nutrição Clínica quanto na Seção de Planejamento e Produção.

É também parte do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HUCFF.

Além disso, oferece periodicamente treinamento profissional não remunerado para nutricionistas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.