Reconhecimento e gratidão

erbs jrfoto Erbs Jr - CTI COVID-19 HUCFF

Muitos dos profissionais que atuaram no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) no pico da pandemia são recém formados ou com pouca experiência. Uma vez que a Enfermagem do HUCFF tem grande reconhecimento quanto estrutura gerencial, competência profissional e qualidade da assistência, e também pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão que contribuem para formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho, a Divisão de Enfermagem (DEN) considera que este período de atividade tem relevância e peso no currículo e na vida profissional e, em reconhecimento e agradecimento, elaborou uma Declaração de Atuação nas Ações de Enfrentamento à Pandemia de COVID-19.

Além da colaboração no planejamento das atividades assistenciais, definição de fluxos e gestão de materiais, equipamentos e EPIs, a DEN assumiu o grande desafio de operacionalizar e sistematizar a assistência de Enfermagem aos pacientes acometidos por COVID-19. Quase 400 profissionais - entre Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem - foram admitidos, atuaram e continuam atuando. "O desafio consistiu em harmonizar equipes com pessoas que nunca antes haviam trabalhado juntas, apresentando níveis variados de conhecimento, habilidades e de capacitação", explica Tony Figueiredo, diretor da DEN.
Foi necessário definir padrões assistenciais de modo a minimizar a variabilidade do cuidado e ostensivamente promover treinamentos, realizados pela Coordenação de Educação Permanente (COEP) em parceria com a Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Comissão de Métodos Relacionados à Integridade da Pele (COMEIP), com a colaboração do grupo de Enfermeiros Residentes do HUCFF.
"Com o empenho e envolvimento do corpo de Enfermagem do HUCFF - RJU, Extraquadro ou contratados por meio da Rio Saúde, Nova Rio ou Medprime - conseguimos, apesar de todas as dificuldades, dar conta da nossa missão, constituindo ação notória e de grande relevância à saúde da população", expõe Tony.

A Declaração de Atuação nas Ações de Enfrentamento à Pandemia de COVID-19 no HUCFF (modelo abaixo) já pode ser solicitada pelos profissionais de Enfermagem pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Importante informar nome completo, categoria profissional, n° COREN RJ, período de atuação e contato telefônico.

116594005 4560389330645780 7119479781951163820 o