Dados em tempo real

Power bi

O Serviço de Epidemiologia e Avaliação (SEAV) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) integra uma rede nacional de monitoramento das doenças e agravos que põem em risco a população humana e é responsável pelos indicadores hospitalares de desempenho. Em parceria com a Coordenação de Informática e Rede (CIR), o SEAV participa do Laboratório de Informação para Gestão Hospitalar (LaBIGh), ambiente físico e virtual de atuação multidisciplinar orientado à resolução de problemas relacionados à análise de dados. Por meio dessa parceria, foi desenvolvido um painel de indicadores (dashboard) em Power BI®, uma ferramenta de modelagem de dados multidimensionais (cubo de dados) e seus componentes (Business Intelligence - BI), para o monitoramento dos casos atendidos pelo HUCFF durante a pandemia por doença provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19).

O dashboard é atualizado automaticamente - a cada três horas - por meio de ferramentas digitais de automação (algoritmo de repetição, ou Bot, e um gateway) desenvolvidos e configurados pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) da CIR. A fonte de dados do dashboard é o sistema de informação para vigilância epidemiológica do COVID-19 (VisualizaCOVID-19), também desenvolvido pela equipe CIR, que permite a sinalização dos casos suspeitos de COVID-19 no prontuário eletrônico (ProntHU), a notificação ao Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SVS-SUS) e o monitoramento desses casos até a alta hospitalar.

Power biAberto ao público, o acesso ao dashboard permite acompanhar o número de casos confirmados, suspeitos e descartados e a quantidade de altas ou óbitos. Os interessados podem ainda verificar as
ocorrências por gênero, faixa etária e local de residência destes pacientes. Além disso, é possível calcular as taxas de mortalidade hospitalar (TMH) e institucional (TMI). É uma ferramenta dinâmica, que permite a interação do leitor por meio de filtros de seleção contidos em cada gráfico.

A rápida propagação da COVID-19 no Brasil exige da vigilância epidemiológica mecanismos que garantam informação em tempo oportuno, para subsidiar a tomada de decisão nos diferentes níveis de gestão. No caso do HUCFF, o uso de tecnologia digital e de informação tem permitido o acompanhamento em tempo real das informações sobre os atendimentos aos pacientes suspeitos ou confirmados com COVID-19 na unidade, fornecendo subsídios para o planejamento das ações na instituição.

Veja a localização do painel no site do HUCFF