O que pode vir além da Pandemia? Programa Acadêmico elabora questionário destinado aos profissionais de saúde

Sem Título-1O PROGRAMA ACADÊMICO DE TUBERCULOSE (PAT) da FACULDADE DE MEDICINA (FM/UFRJ) elaborou documento, direcionado aos profissionais de saúde que atuam nas nove unidades do Complexo Hospitalar da UFRJ - inclusive prestador de serviço, residente - que traz de forma objetiva uma ligação dos aspectos conceituais hierárquicos em biossegurança com viés de controle de infecção com aspectos práticos e pragmáticos na articulação entre Tuberculose e Covid-19. Além de informar, a intenção é fazer uma análise detalhada e construção de um diagnóstico situacional para o enfrentamento da pandemia. O questionário pode ser preenchido neste link: https://ee.kobotoolbox.org/x/#tfwceFom
A atuação nos diversos níveis é essencial para decisões articuladas e baseada em evidências.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.