Boas novas em meio ao caos

WhatsApp Image 2020-04-08 at 20.28.28As notícias de uma situação como a pandemia de Covid-19 são sempre carregadas de prognósticos negativos e indicativos de crise que aumentam a incerteza e a ansiedade das pessoas. Com a necessidade de ficar isolado em quarentena muitos consomem, de forma ainda mais frequente, tais relatos. Mas, no meio de todo esse caos, também existem aquelas notícias positivas, as que alimentam a esperança. 

É o caso da história desta senhora de 94 anos, paciente do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), que foi internada com Covid-19 e recebeu alta hoje (08/04).

"Os casos já começaram a chegar. A dedicação de todo o grupo - Assistência e Administrativo - tem sido fundamental para a gente conseguir cumprir o nosso compromisso com a saúde. Ver a paciente sair daqui curada, sob aplausos, nos encoraja a enfrentar o que ainda está por vir", diz o diretor geral, Marcos Freire, que tem se empenhado no propósito de adequar mais leitos de terapia intensiva para atender a demanda da Pandemia. "Estamos preparando o HUCFF para receber os pacientes graves de COVID-19. Somos referência para atendimento de média e alta complexidade. Então, pela capacitação do nosso corpo clínico, espera-se receber muitos pacientes graves durante essa crise", explica o diretor.

Atendimento

Para otimizar recursos, EPIs e pessoal o hospital foi dividido em alas COVID-19 e não COVID-19.

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) vai atender casos encaminhados pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além de casos suspeitos de pacientes que são referenciados - possuem prontuário ativo - em nossa Unidade. O Hospital do Fundão, como é conhecido, não possui Emergência aberta. Ou seja, só atende pacientes que possuem prontuário na Unidade.

Os pacientes suspeitos são encaminhados para a Emergência, onde há 12 leitos separados para esta demanda. Não há contato de pacientes suspeitos com pacientes não suspeitos. A coleta dos exames é feita no Hospital, porém quem disponibiliza os testes é o Laboratório de Virologia Molecular (LaVimoan).

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.