Coronavírus: Como fica o atendimento no Hospital do Fundão

CoronavírusCom a finalidade de diminuir ainda mais o fluxo de pessoas, Gabinete de Crise do HUCFF definiu prioridades e alterações nas rotinas, seguindo as recomendações das autoridades do Ministério da Saúde (MS)

Os pacientes já estão sendo comunicados

Atendimento

Serão atendidas apenas consultas ambulatoriais urgentes e de pacientes que precisam de consulta regular.

Somente haverá consultas ambulatoriais para urgências e pacientes com necessidades especiais

Será permitido apenas UM acompanhante para pacientes que necessitam.

Por determinação do Ministério da Saúde (MS), o Sistema de Regulação – SISREG – restringiu os atendimentos temporariamente.

Porta de entrada

Deverá ser feita em portas diferentes para funcionários e pacientes. Será exigido o uso de identificação (crachá).

No Hospital do Fundão, a entrada destinada aos funcionários é a principal – que fica na Rua Rodolpho Paulo Rocco, 255 -. Já a entrada dos pacientes será na Triagem – que fica na Rua Bruno Lobo –.

Visitas

Aos pacientes com diagnóstico positivo para Coronavírus já é proibida a visitação, bem como acompanhante.

As visitas devem ocorrer apenas em três dias - terças, quintas e aos domingos - com a presença de apenas UMA pessoa, no horário entre 15h e 16h. Recomenda-se horários alternados para não haver acúmulo de circulação.

A troca de acompanhante – para os casos em que estes são permitidos – deve acontecer em horários restritos – 7h às 10h e 17h às 20h -.

Não será permitido o acesso aos menores de 18 anos e maiores de 70 anos, bem como àqueles que apresentem sintomas respiratórios.

Cirurgias

Procedimentos eletivos estão cancelados.

Apenas as cirurgias de urgência, oncológicas e cardiovasculares serão agendadas.

Mais leitos

Como parte do planejamento da Secretaria de Estado de Saúde, cerca de 10 novos leitos serão providenciados no HUCFF. A intenção é que este número chegue a 100 novos leitos na unidade.

Hospital do Fundão não é receptor primário em casos suspeitos de Coronavírus

O Hospital do Fundão vai atender apenas casos encaminhados pela Secretaria de Estado de Saúde. Pessoas que estejam com algum sintoma – febre, dificuldade para respirar, tosse, coriza, dor de garganta - devem ir para casa e permanecer em observação e isolamento. Caso os sintomas persistam ou haja agravamento com a presença de dificuldade para respirar, devem procurar atendimento em alguma Unidade primária de saúde, onde vão receber orientação se é necessário passar pelo teste e onde ele deve ser feito.

Como localizar a Unidade primária de saúde mais próxima de sua residência

Acesse – www.rio.rj.gov.br/web/sms/onde-ser-atendido - e coloque seu endereço no local indicado utilize o CEP da sua residência. Caso você não more no Rio de Janeiro, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima de sua residência.

Em caso de dúvidas, ligue para 136, o número do Disque Saúde do Governo Federal, ou acesse os sites coronavirus.ufrj.br ou www.saude.gov.br.