Coronavírus: Como fica o atendimento no Hospital do Fundão

CoronavírusCom a finalidade de diminuir ainda mais o fluxo de pessoas, Gabinete de Crise do HUCFF definiu prioridades e alterações nas rotinas, seguindo as recomendações das autoridades do Ministério da Saúde (MS)

Os pacientes já estão sendo comunicados

 

Atendimento

Serão atendidas apenas consultas ambulatoriais urgentes e de pacientes que precisam de consulta regular.

Somente haverá consultas ambulatoriais para urgências e pacientes com necessidades especiais

Será permitido apenas UM acompanhante para pacientes que necessitam.

Por determinação do Ministério da Saúde (MS), o Sistema de Regulação – SISREG – restringiu os atendimentos temporariamente.

 

Porta de entrada

Deverá ser feita em portas diferentes para funcionários e pacientes. Será exigido o uso de identificação (crachá).

No Hospital do Fundão, a entrada destinada aos funcionários é a principal – que fica na Rua Rodolpho Paulo Rocco, 255 -. Já a entrada dos pacientes será na Triagem – que fica na Rua Bruno Lobo –.

 

Visitas

Aos pacientes com diagnóstico positivo para Coronavírus já é proibida a visitação, bem como acompanhante.

As visitas devem ocorrer apenas em três dias - terças, quintas e aos domingos - com a presença de apenas UMA pessoa, no horário entre 15h e 16h. Recomenda-se horários alternados para não haver acúmulo de circulação.

A troca de acompanhante – para os casos em que estes são permitidos – deve acontecer em horários restritos – 7h às 10h e 17h às 20h -.

Não será permitido o acesso aos menores de 18 anos e maiores de 70 anos, bem como àqueles que apresentem sintomas respiratórios. 

 

Cirurgias

Procedimentos eletivos estão cancelados.

Apenas as cirurgias de urgência, oncológicas e cardiovasculares serão agendadas.

 

Mais leitos

Como parte do planejamento da Secretaria de Estado de Saúde, cerca de 10 novos leitos serão providenciados no HUCFF. A intenção é que este número chegue a 100 novos leitos na unidade.

 

Hospital do Fundão não é receptor primário em casos suspeitos de Coronavírus

O Hospital do Fundão vai atender apenas casos encaminhados pela Secretaria de Estado de Saúde. Pessoas que estejam com algum sintoma – febre, dificuldade para respirar, tosse, coriza, dor de garganta - devem ir para casa e permanecer em observação e isolamento. Caso os sintomas persistam ou haja agravamento com a presença de dificuldade para respirar, devem procurar atendimento em alguma Unidade primária de saúde, onde vão receber orientação se é necessário passar pelo teste e onde ele deve ser feito.

 

Como localizar a Unidade primária de saúde mais próxima de sua residência

Acesse – www.rio.rj.gov.br/web/sms/onde-ser-atendido - e coloque seu endereço no local indicado utilize o CEP da sua residência. Caso você não more no Rio de Janeiro, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima de sua residência.

Em caso de dúvidas, ligue para 136, o número do Disque Saúde do Governo Federal, ou acesse os sites coronavirus.ufrj.br ou www.saude.gov.br.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.