Serviço de Radioterapia é suspenso após funcionário testar positivo para coronavírus

HUCFF

Todo o atendimento do HUCFF segue sua rotina normalmente. Apenas o Serviço de Radioterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), que recebe cerca de 60 pacientes por dia, está, desde o dia 10/3, por medida preventiva, com seu atendimento suspenso.

Um dos técnicos que trabalha no setor testou positivo para o novo coronavírus e recebe tratamento em casa. Conforme protocolo, todas as pessoas que tiveram contato com ele também devem permanecer em observação domiciliar. A Divisão Médica da unidade optou por suspender os atendimentos no Serviço de Radioterapia até que os demais técnicos (cerca de 10) retornem com a certeza de manter o ambiente seguro para os pacientes. Aprevisão é de que o atendimento da Radioterapia normalize a partir de terça-feira, 17/03.

"Todos foram orientados. Explicamos os motivos e em breve estaremos disponíveis para o atendimento dos nossos pacientes de radioterapia", explicou Paulo Cesar Canary, chefe do Serviço de Radioterapia do HUCFF. Ele reforçou ainda que a medida se deve apenas por não haver quadro técnico para a aplicação de radioterapia.

Em tempo

É importante destacar que o HUCFF não é receptor primário para a triagem em casos de suspeita de Coronavírus.

A Unidade não é referência para atendimento por demanda espontânea*

O Hospital do Fundão vai atender casos encaminhados pela Secretaria Estadual de Saúde, onde já separamos três leitos de isolamento. Pessoas que estejam com suspeita de Coronavírus devem devem procurar atendimento na rede básica,”, explicou o diretor médico do HUCFF, o infectologista Alberto Chebabo.

demanda espontânea* é qualquer atendimento não programado na Unidade de Saúde. Representa uma necessidade momentânea do usuário. Pode ser uma informação, um agendamento de consulta, uma urgência ou uma emergência.