Programa de Saúde Auditiva leva pacientes ao teatro

WhatsApp Image 2018-12-28 at 10.34.48No dia 15 de dezembro pacientes do programa de Saúde Auditiva do HUCFF foram assistir "Diário de Pilar na Grécia". A peça, apresentada com acessibilidade para deficientes auditivos, esteve em cartaz durante todo o mês no Teatro dos Quatro, Shopping da Gávea.
"Conseguimos 50 entradas e convidamos todos que tinham interesse. Foram muitas crianças com seus pais, mas teve uma paciente, já senhora - implantada - que levou o neto ouvinte", explicou a chefe do Serviço de Fonoaudiologia do HUCFF, Maria Isabel Kós. "Muitos nunca tinham entrado em um teatro, com essa oportunidade foi possível não só assistir uma peça, mas também compreendê-la", comemorou.

O programa de Saúde Auditiva do HUCFF é referência municipal e o hospital é o único do Estado que realiza o procedimento de implante coclear que inclui, além da cirurgia, o tratamento de reabilitação / habilitação da fala no paciente com deficiência auditiva e um acompanhamento psicológico do paciente e família.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.