“Então é natal e o que você fez?”

26.12.2018Exagerou na comida e na bebida?

Aproveite os dias entre os festejos para repor as energias e se preparar para o Réveillon. Afinal “...o ano termina e nasce outra vez”.


1) A principal dica é: não chute o balde! Procure não emendar a comilança do Natal com a do Réveillon. Do dia 26 ao dia 30, mantenha sua alimentação habitual, saudável e equilibrada.
2) Para retornar à sua rotina de alimentação, procure planejar antecipadamente as refeições pós natal. Afinal, os dias 24 e 25 costumam ser corridos e o comprometimento em voltar para rotina dia 26 pode acabar ficando de lado.
3) Não faça restrições exageradas nesse período, evite pular refeições. Dietas extremamente restritas e jejum podem gerar compulsão alimentar e problemas de saúde.
4) Controle o consumo de sal diário. O excesso de sódio piora a retenção de líquidos e a sensação de inchaço comum após as festas. Abra mão de temperos industrializados! Priorize ervas frescas e desidratadas para temperar!
5) Beba BASTANTE água, cerca de 2 a 3 litros por dia.
6) Aproveite o calor e procure consumir frutas da época (que delícia um abacaxi geladinho, não?).
7) Mantenha atividade física habitual.

Colaborou: Lygia Nestal
Nutricionista clínica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - UFRJ

Mestre em Nutrição Humana
Especialista em Nutrição Clínica