“Então é natal e o que você fez?”

26.12.2018Exagerou na comida e na bebida?

Aproveite os dias entre os festejos para repor as energias e se preparar para o Réveillon. Afinal “...o ano termina e nasce outra vez”.


1) A principal dica é: não chute o balde! Procure não emendar a comilança do Natal com a do Réveillon. Do dia 26 ao dia 30, mantenha sua alimentação habitual, saudável e equilibrada.
2) Para retornar à sua rotina de alimentação, procure planejar antecipadamente as refeições pós natal. Afinal, os dias 24 e 25 costumam ser corridos e o comprometimento em voltar para rotina dia 26 pode acabar ficando de lado.
3) Não faça restrições exageradas nesse período, evite pular refeições. Dietas extremamente restritas e jejum podem gerar compulsão alimentar e problemas de saúde.
4) Controle o consumo de sal diário. O excesso de sódio piora a retenção de líquidos e a sensação de inchaço comum após as festas. Abra mão de temperos industrializados! Priorize ervas frescas e desidratadas para temperar!
5) Beba BASTANTE água, cerca de 2 a 3 litros por dia.
6) Aproveite o calor e procure consumir frutas da época (que delícia um abacaxi geladinho, não?).
7) Mantenha atividade física habitual.

Colaborou: Lygia Nestal
Nutricionista clínica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - UFRJ

Mestre em Nutrição Humana
Especialista em Nutrição Clínica

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.