Dicas para a Ceia de Natal

O ideal é não deixar de aproveitar a data, mas sem exageros. Além de não exceder na quantidade, algumas dicas podem deixar a ceia mais saudável, sem perder o sabor”, diz Lygia Nestal, nutricionista do Serviço de Nutrição do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ).2018.12.17 ceia natal

1. Comece a Ceia pelos alimentos que trazem mais saciedade como a salada de folhas verdes e oleaginosas (nozes, castanhas e amendoim, por exemplo). “Esses alimentos na entrada também vão permitir que você não monte seu prato com fome e consiga selecionar melhor o que degustar”.
  2. Incremente seu arroz ou farofa com oleaginosas. “As gorduras boas presentes nas oleaginosas aumentam a saciedade e também são benéficas para a saúde do nosso coração”.
  3. Procure retirar a pele ou gordura aparente das carnes da Ceia antes de comer.
  4. Sobremesas: ideal são as frutas in natura e sorvete de frutas. “Caso opte por outras sobremesas, aprecie com moderação. Naquelas a base de chocolate, prefira o chocolate amargo (com maior quantidade de cacau)”.
  5. Rabanada: tente fazer assada, ao invés de frita! “Isso reduz a quantidade de gordura no alimento e seu valor calórico”.
  6. Evite refrigerantes. Prefira sucos feitos da própria fruta. “Consuma bebida alcoólica com moderação. Se possível, opte pelo vinho tinto e procure intercalar a taça de vinho com um copo de água”.
  7. Dica de ouro: Não deixe de fazer sua atividade física habitual nesses dias.