Dicas para a Ceia de Natal

O ideal é não deixar de aproveitar a data, mas sem exageros. Além de não exceder na quantidade, algumas dicas podem deixar a ceia mais saudável, sem perder o sabor”, diz Lygia Nestal, nutricionista do Serviço de Nutrição do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ).2018.12.17 ceia natal

  1. Comece a Ceia pelos alimentos que trazem mais saciedade como a salada de folhas verdes e oleaginosas (nozes, castanhas e amendoim, por exemplo). “Esses alimentos na entrada também vão permitir que você não monte seu prato com fome e consiga selecionar melhor o que degustar”.
  2. Incremente seu arroz ou farofa com oleaginosas. “As gorduras boas presentes nas oleaginosas aumentam a saciedade e também são benéficas para a saúde do nosso coração”.
  3. Procure retirar a pele ou gordura aparente das carnes da Ceia antes de comer.
  4. Sobremesas: ideal são as frutas in natura e sorvete de frutas. “Caso opte por outras sobremesas, aprecie com moderação. Naquelas a base de chocolate, prefira o chocolate amargo (com maior quantidade de cacau)”.
  5. Rabanada: tente fazer assada, ao invés de frita! “Isso reduz a quantidade de gordura no alimento e seu valor calórico”.
  6. Evite refrigerantes. Prefira sucos feitos da própria fruta. “Consuma bebida alcoólica com moderação. Se possível, opte pelo vinho tinto e procure intercalar a taça de vinho com um copo de água”.
  7. Dica de ouro: Não deixe de fazer sua atividade física habitual nesses dias.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.