Stroke Camp 2018

Com o intuito de ampliar a rede de cuidados especializados após Acidente Vascular Cerebral, o Serviço de Fisioterapia do HUCFF promoveu, ao longo de duas semanas, o STROKE CAMP UFRJ - Atuação Multiprofissional após AVC -. O evento anual é coordenado pela professora Ana Paula Fontana.
Por dia, 27 residentes (R1) da Residência Multiprofissional e 30 alunos do 6º período de graduação de Fisioterapia participaram, além dos 25 pacientes, acompanhados dos seus familiares.

Esse tipo de treinamento profissional é feito diretamente com o paciente que é avaliado, em conjunto, pela equipe Multiprofissional e estabelecido as prioridades de intervenção educativa / terapêutica individualizada para cada paciente e seu familiar. "Dessa forma, o paciente é visto de maneira integral pelos diversos olhares da equipe Multiprofissional e a decisão terapêutica é compartilhada entre seus integrantes e com o paciente e acompanhante", explica a professora Ana Paula.

Além da prática, o Stroke Camp trouxe uma roda de Conversa com pacientes e familiares - apresentada pela professora Ellen Castelo Branco, com atividades extras: musicoterapia, arteterapia, dança e tai chi chuan e sete palestras sobre os seguintes temas na área:

• Guidelines em reabilitação multiprofissional após AVC - Profa. dr. Ana Paula Fontana FM/UFRJ
  • Diagnóstico Clinico e atualidades no AVC - Dr. Bruno Castelo Branco HUCFF
  • Espasticidade e toxina botulínica - Profa. Dr. Denise Xerez FM/UFRJ
  • Cuidado domiciliar e PADI/HUCFF - Enf Izabel Guedes
  • Hipertensão arterial e AVC - Prof. Dr. Gil Salles
  • Interface neuro-maquina na reabilitação após AVC - Prof. Dr. Carlos Julio Tierra Criollo -COPPE/UFRJ

O evento deste ano foi marcado pela lamentável aposentadoria da professora Denise Xerez, que tanto agrega ao Serviço de Medicina Física e Reabilitação, bem como ao Departamento de Fisioterapia da Faculdade. "Apesar disso ela diz que não abrirá mão de participar do Stroke Camp nos próximos anos', comemora Ana Paula Fontana.

SC 01SC 02SC 03SC 04SC 05SC 06SC 07SC 08