Dia Mundial da Alimentação: por um mundo com #fomezero

2018.10O Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro, foi criado pela Fundação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) para celebrar a sua fundação em 1945. A FAO tem como objetivo o combate à fome, melhoria da nutrição e a busca pela segurança alimentar de modo a oferecer alimentos que proporcionem uma vida mais saudável. Neste ano, o tema da campanha é: ““As nossas ações são o nosso futuro: um mundo #FomeZero até 2030 é possível”.”. De acordo com a FAO, aproximadamente 815 milhões de pessoas passaram fome em 2016, de acordo com os dados da FAO.
E como estamos no Brasil? Com o desenvolvimento demográfico e tecnológico do nosso país, o hábito de se alimentar também mudou, saindo de um quadro de prevalência de desnutrição para sobrepeso e obesidade, atingindo aproximadamente metade da população brasileira, de acordo com o IBGE, em 2015.
Diante desse dado, uma alimentação saudável exerce papel importante para a prevenção e redução dos riscos de algumas doenças crônicas como: diabetes mellitus, obesidade, hipertensão arterial, dislipidemias etc. Por isso, a educação alimentar desde a infância até a fase adulta é o melhor caminho para prevenir futuros problemas de saúde relacionados à alimentação e obter uma melhor qualidade de vida e a manutenção da saúde.
Sendo assim a ingestão balanceada de todos os grupos alimentares dando preferência sempre a alimentos in natura ou minimamente processados fornecerá adequadamente a quantidade de nutrientes necessários para manter o bom funcionamento do organismo.
Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, que foi abordado pelo Serviço de Nutrição e Dietética durante o mês de agosto, a refeição é mais do que apenas a ingestão de nutrientes. Também deve-se levar em conta o estado de bem-estar do indivíduo, assim como a sensação de autonomia e o pertencimento social das pessoas. Além de beneficiar o estado físico e mental. Portanto, a alimentação não se resume só em obter os nutrientes para manter o bom funcionamento do organismo, mas também é cultura, tradição, tem a ver com relacionamentos, convivência, partilha, carinho e claro, saúde.
A FAO tem atuado em conjunto com governos, produtores e empresas para erradicar a fome e a insegurança alimentar. Mas, de acordo com a própria FAO, a #FomeZero é uma missão de todos, onde cada pessoa tem o seu papel, usando de forma consciente os recursos naturais, seguindo uma dieta mais nutritiva, reduzindo desperdícios, adotando estilos de vida mais sustentáveis e compartilhando ideias e opiniões sobre como aderir a tudo isso.

Participaram desta matéria Lara Ribeiro, Camila Aragão e Daniela Gusmão (Nutricionistas Residentes - R2)