HUCFF realiza cirurgia para tratamento de Parkinson

A equipe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUFF/FRJ) realizou, na semana passada, mais uma cirurgia de Implante de Eletrodo de Estimulação Cerebral Profunda (DBS). O procedimento é realizado para o tratamento de diversas doenças neurológicas, sendo as principais: a Doença de Parkinson, o tremor essencial e a distonia.
Esse tipo de cirurgia é realizado no sistema único de saúde (SUS), porém, vários fatores - incluindo o alto custo do aparelho - impossibilitam a ampla oferta e realização na Rede. "A operação consiste no implante de eletrodos no cérebro que reduzem a intensidade de alguns dos sintomas da doença, com consequente melhora da qualidade de vida do portador", esclarece o Dr Marcello Reis. O HUCFF foi o primeiro Hospital da rede pública do Estado a realizar esse tipo de implante, em 2004.
Além dos sintomas comuns à doença o procedimento melhora os sintomas causados pela medicação, como os movimentos involuntários causados pelo uso dessas substâncias. "A cirurgia beneficia também o Ensino. Poucos residentes se formam tendo presenciado esse tipo de procedimento" analisa o especialista.
É importante ressaltar que esta terapia não dispensa o tratamento clínico da doença apresentada, e age somente nos sintomas consequentes da mesma. Trabalhos vêm sendo desenvolvidos nessa área pela equipe, colaborando para o desenvolvimento do tratamento de doenças neurológicas crônicas que afetam a população brasileira.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.