Eventos da COMEIP marcam final de Setembro

A Comissão de métodos relacionados à integridade da pele (COMEIP) fechou a semana passada e abriu esta com eventos grandiosos no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. No dia 21, sexta-feira, aconteceu o I Café Científico e nos dias 24 e 25, segunda e terça respectivamente, foi a vez do evento anual: VII FÓRUM DE PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS EM FERIDAS NO HUCFF e VI SEMINÁRIO DA COMEIP DE ATUALIZAÇÃO EM CUIDADOS COM A PELE.

A estreia do Café Científico, cujo o tema foi Oncologia, trouxe palestrantes do INCA que passaram suas experiências profissionais baseadas em consensos mundiais, levando à reflexão sobre a prática do cuidado ao paciente com câncer que necessita de abordagem multiprofissional. "Eu acredito na vocação pelo cuidado. Protocolo é legal, ciência é legal. Mas se não tiver vocação, você não consegue cuidar do outro", disse o enfermeiro Fábio Gonçalves Ferreira, que trouxe uma enriquecedora palestra ao público.
Já na segunda e terça-feira, o VII FÓRUM DE PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS EM FERIDAS NO HUCFF e VI SEMINÁRIO DA COMEIP DE ATUALIZAÇÃO EM CUIDADOS COM A PELE, que contou com a presença de mais de 200 participantes, abordou questões sobre prevenção, tratamento e paliação do cuidado de pacientes com feridas baseado em evidências científicas. Com um diferencial: Este ano o evento contou com a realização de dois WorkShops: o primeiro sobre transferência / reposicionamento / mudança de decúbito em pacientes acamados e cadeirantes - com enfoque na meta 6 da política nacional de segurança do paciente, que refere a necessidade de prevenção de lesão por pressão com objetivo de reduzir morbimortalidade - e outro sobre avaliação do pé em risco na doença neuropática - com aplicação de testes para avaliação de sensibilidade - a fim de reduzir riscos de
lesões / amputações.

A grandiosidade do evento não esteve presente só na qualidade do material apresentado pelos profissionais. Além de partilhar saberes, todos os inscritos contribuíram doando uma lata de leite para as crianças da Associação Saúde Criança Recomeçar.

COMEIP  1COMEIP  4COMEIP  5COMEIP  2COMEIP  6COMEIP  3

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.