Eventos da COMEIP marcam final de Setembro

A Comissão de métodos relacionados à integridade da pele (COMEIP) fechou a semana passada e abriu esta com eventos grandiosos no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. No dia 21, sexta-feira, aconteceu o I Café Científico e nos dias 24 e 25, segunda e terça respectivamente, foi a vez do evento anual: VII FÓRUM DE PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS EM FERIDAS NO HUCFF e VI SEMINÁRIO DA COMEIP DE ATUALIZAÇÃO EM CUIDADOS COM A PELE.

A estreia do Café Científico, cujo o tema foi Oncologia, trouxe palestrantes do INCA que passaram suas experiências profissionais baseadas em consensos mundiais, levando à reflexão sobre a prática do cuidado ao paciente com câncer que necessita de abordagem multiprofissional. "Eu acredito na vocação pelo cuidado. Protocolo é legal, ciência é legal. Mas se não tiver vocação, você não consegue cuidar do outro", disse o enfermeiro Fábio Gonçalves Ferreira, que trouxe uma enriquecedora palestra ao público.
Já na segunda e terça-feira, o VII FÓRUM DE PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS EM FERIDAS NO HUCFF e VI SEMINÁRIO DA COMEIP DE ATUALIZAÇÃO EM CUIDADOS COM A PELE, que contou com a presença de mais de 200 participantes, abordou questões sobre prevenção, tratamento e paliação do cuidado de pacientes com feridas baseado em evidências científicas. Com um diferencial: Este ano o evento contou com a realização de dois WorkShops: o primeiro sobre transferência / reposicionamento / mudança de decúbito em pacientes acamados e cadeirantes - com enfoque na meta 6 da política nacional de segurança do paciente, que refere a necessidade de prevenção de lesão por pressão com objetivo de reduzir morbimortalidade - e outro sobre avaliação do pé em risco na doença neuropática - com aplicação de testes para avaliação de sensibilidade - a fim de reduzir riscos de
lesões / amputações.

A grandiosidade do evento não esteve presente só na qualidade do material apresentado pelos profissionais. Além de partilhar saberes, todos os inscritos contribuíram doando uma lata de leite para as crianças da Associação Saúde Criança Recomeçar.

COMEIP  1COMEIP  4COMEIP  5COMEIP  2COMEIP  6COMEIP  3