Trabalho sobre pacientes acompanhados pelo ambulatório de lúpus é premiado

lupus 00 1 O trabalho desenvolvido por alunos do Programa de Iniciação Científica (PINC)  - orientado pela Professora Mirhelen Mendes de Abreu, docente de reumatologia da UFRJ - foi contemplado com o terceiro lugar na categoria tema livre durante o Congresso Brasileiro de Reumatologia - SBR 2018 - que ocorreu de 06 a 09 de setembro de 2018 na cidade do Rio de Janeiro.
Sob o título: “Os pacientes realmente compreendem a receita prescrita? Avaliação da compreensão da prescrição pelos pacientes acompanhados pelo ambulatório de lúpus eritematoso sistêmico do HUCFF / UFRJ”, a pesquisa é parte da linha de investigação delineada por Mirhelen Abreu, denominada Estudos Brasileiros em Decisão Compartilhada. A pesquisadora é membro do International Collaboration on Shared Decision Making Research desde 2008 e tem diversos trabalhos nessa direção.
Além desse trabalho, as atividades desenvolvidas por Mirhelen Abreu também renderam a participação no suplemento Shared Decision Making Around the Globe, cujo capítulo Brasil foi assinado pela pesquisadora, sob o título Shared Decision Making in Brazil: Concrete efforts to empower the patients' voice.
É o HUCFF pelo mundo todo!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.