Trabalho sobre pacientes acompanhados pelo ambulatório de lúpus é premiado

lupus 00 1 O trabalho desenvolvido por alunos do Programa de Iniciação Científica (PINC)  - orientado pela Professora Mirhelen Mendes de Abreu, docente de reumatologia da UFRJ - foi contemplado com o terceiro lugar na categoria tema livre durante o Congresso Brasileiro de Reumatologia - SBR 2018 - que ocorreu de 06 a 09 de setembro de 2018 na cidade do Rio de Janeiro.
Sob o título: “Os pacientes realmente compreendem a receita prescrita? Avaliação da compreensão da prescrição pelos pacientes acompanhados pelo ambulatório de lúpus eritematoso sistêmico do HUCFF / UFRJ”, a pesquisa é parte da linha de investigação delineada por Mirhelen Abreu, denominada Estudos Brasileiros em Decisão Compartilhada. A pesquisadora é membro do International Collaboration on Shared Decision Making Research desde 2008 e tem diversos trabalhos nessa direção.
Além desse trabalho, as atividades desenvolvidas por Mirhelen Abreu também renderam a participação no suplemento Shared Decision Making Around the Globe, cujo capítulo Brasil foi assinado pela pesquisadora, sob o título Shared Decision Making in Brazil: Concrete efforts to empower the patients' voice.
É o HUCFF pelo mundo todo!