VIII Encontro Nacional de Residências em Saúde nos 30 anos do SUS


Acaba hoje o VIII Encontro Nacional de Residências em Saúde, cujo o tema foi “Residências em Saúde nos 30 anos do SUS: purgatório da beleza e do Caos”. O evento aconteceu na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ao longo desta semana, e três trabalhos do HUCFF foram apresentados:

  • A importância da atuação multidisciplinar com pacientes em situação de internação social. Trabalho desenvolvido pelas assistentes sociais e psicólogas R2, Flávia Vizani, Larissa Brito, Kathlen da Cunha e Isabella Conde.
  • Educação em saúde: um relato de experiência acerca da atuação da equipe multiprofissional com grupo de acompanhantes no setor de clínica médica. Pelos R2: Stephanie Carvalhal, Suelen Gemaque, Kathlen da Cunha, Maria de Fátima Barcellos e Larissa Brito.
  • Espaço cuidar: uma experiência da equipe multiprofissional da reforma de um ambiente humanizado. Pelos R2: Stephanie Carvalhal, Suelen Gemaque, Kathlen da Cunha, Maria de Fátima Barcellos e Larissa Brito.

Para Kathlen da Cunha, a participação de diferentes áreas no VIII Encontro Nacional de Residências - repleto de debates, fóruns, mostra de trabalhos, além da diversidade cultural - proporciona aos residentes - e protagonistas debruçados no cuidado diário - a convivência, troca de conhecimentos e experiências com pessoas que estão alocadas em outros Programas e Estados, de forma qualificada e transformadora, bem como reflexões à respeito dos entraves encontrados. "Essa integralidade e visão ampliada, levando em conta a atual conjuntura da saúde no país, responde a relevância de nos fazermos presentes em um evento deste porte, com a finalidade de viabilizar as possibilidades de atuações, em consonância às diretrizes do SUS", afirma a Psicóloga Residente (R2). O objetivo desse tipo de encontro é aprimorar os Programas de Residências além de expandir a articulação entre os saberes, para além dos muros das Instituições. 

WhatsApp Image 2018-09-03 at 11.03.19WhatsApp Image 2018-09-03 at 10.02.05

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.