VIII Encontro Nacional de Residências em Saúde nos 30 anos do SUS

Acaba hoje o VIII Encontro Nacional de Residências em Saúde, cujo o tema foi “Residências em Saúde nos 30 anos do SUS: purgatório da beleza e do Caos”. O evento aconteceu na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ao longo desta semana, e três trabalhos do HUCFF foram apresentados:

• A importância da atuação multidisciplinar com pacientes em situação de internação social. Trabalho desenvolvido pelas assistentes sociais e psicólogas R2, Flávia Vizani, Larissa Brito, Kathlen da Cunha e Isabella Conde.
  • Educação em saúde: um relato de experiência acerca da atuação da equipe multiprofissional com grupo de acompanhantes no setor de clínica médica. Pelos R2: Stephanie Carvalhal, Suelen Gemaque, Kathlen da Cunha, Maria de Fátima Barcellos e Larissa Brito.
  • Espaço cuidar: uma experiência da equipe multiprofissional da reforma de um ambiente humanizado. Pelos R2: Stephanie Carvalhal, Suelen Gemaque, Kathlen da Cunha, Maria de Fátima Barcellos e Larissa Brito.

Para Kathlen da Cunha, a participação de diferentes áreas no VIII Encontro Nacional de Residências - repleto de debates, fóruns, mostra de trabalhos, além da diversidade cultural - proporciona aos residentes - e protagonistas debruçados no cuidado diário - a convivência, troca de conhecimentos e experiências com pessoas que estão alocadas em outros Programas e Estados, de forma qualificada e transformadora, bem como reflexões à respeito dos entraves encontrados. "Essa integralidade e visão ampliada, levando em conta a atual conjuntura da saúde no país, responde a relevância de nos fazermos presentes em um evento deste porte, com a finalidade de viabilizar as possibilidades de atuações, em consonância às diretrizes do SUS", afirma a Psicóloga Residente (R2). O objetivo desse tipo de encontro é aprimorar os Programas de Residências além de expandir a articulação entre os saberes, para além dos muros das Instituições.

WhatsApp Image 2018-09-03 at 11.03.19WhatsApp Image 2018-09-03 at 10.02.05