Dia do Nutricionista: Ação com pacientes promove conhecimento sobre alimentação

diadonutri cópiaHoje (31/08) é comemorado o dia do nutricionista. De acordo com a lei a Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991, que regulamenta a profissão, algumas das atividades privativas dos nutricionistas são: assistência e educação nutricional e coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética; assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e a nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos; planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição.
No HUCFF, temos nutricionistas nas áreas de Nutrição Clínica e Planejamento e Produção. Dos nutricionistas que atualmente fazem parte do nosso quadro do HUCFF, 100% tem qualificação lato sensu ou stricto sensu, sendo 22 em nível de especialização, 05 mestrados e 02 doutorados. O Serviço de Nutrição conta ainda com 7 residentes e recebe periodicamente estagiários oriundos do Instituto de Nutrição Josué de Castro (UFRJ)
O Serviço de Nutrição busca, constantemente, a atualização de protocolos assistenciais tendo como premissa o estado nutricional e o bem-estar do paciente, além de manter a interface com ensino e pesquisa. Recentemente, foi implementado a triagem nutricional no sistema de prontuário eletrônico (prontHU). A ferramenta, inicialmente, pode ser preenchida por qualquer profissional de saúde, no entanto ao se constatar risco nutricional, a intervenção por parte do nutricionista torna-se obrigatória.

Orientação aos pacientes
Para hoje (31/08), o Serviço de Nutrição programou uma ação no hall da triagem, para os pacientes e acompanhantes, com a finalidade  de fornecer informações sobre alimentos ultraprocessados, processados e in natura, além de aferir o peso, a estatura e a pressão arterial.

Nutri 4Nutri 1Nutri 2Nutri 3

No próximo mês
Ainda como parte da comemoração do dia do Nutricionista, o Serviço de Nutrição promove no dia 28 de setembro a VI Jornada de Nutrição Clínica do HUCFF, que neste ano terá apoio do Programa de Pós Graduação em Nutrição Clínica do Instituto de Nutrição Josué de Castro (UFRJ). A Jornada abordará temas relevantes na área de Nutrição Clínica. Cerca de 520 pessoas, entre profissionais e estudantes, estão inscritas para o evento, que já se encontra com as inscrições encerradas.

VI Jornada de Nutrição Clínica do HUCFF

*submissão de trabalho científicos até 05/09 (quarta-feira)

Data: 28 de Setembro de 2018
Local: CCS - Bloco K  - Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão)
Inscrição neste link.
Levar 1 lata de suplemento alimentar no dia do evento.
Os suplementos serão doados para pacientes ambulatoriais.
Acesse a programação aqui.