Dia do Nutricionista: Ação com pacientes promove conhecimento sobre alimentação

diadonutri cópiaHoje (31/08) é comemorado o dia do nutricionista. De acordo com a lei a Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991, que regulamenta a profissão, algumas das atividades privativas dos nutricionistas são: assistência e educação nutricional e coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética; assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e a nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos; planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição.
No HUCFF, temos nutricionistas nas áreas de Nutrição Clínica e Planejamento e Produção. Dos nutricionistas que atualmente fazem parte do nosso quadro do HUCFF, 100% tem qualificação lato sensu ou stricto sensu, sendo 22 em nível de especialização, 05 mestrados e 02 doutorados. O Serviço de Nutrição conta ainda com 7 residentes e recebe periodicamente estagiários oriundos do Instituto de Nutrição Josué de Castro (UFRJ)
O Serviço de Nutrição busca, constantemente, a atualização de protocolos assistenciais tendo como premissa o estado nutricional e o bem-estar do paciente, além de manter a interface com ensino e pesquisa. Recentemente, foi implementado a triagem nutricional no sistema de prontuário eletrônico (prontHU). A ferramenta, inicialmente, pode ser preenchida por qualquer profissional de saúde, no entanto ao se constatar risco nutricional, a intervenção por parte do nutricionista torna-se obrigatória.

Orientação aos pacientes
Para hoje (31/08), o Serviço de Nutrição programou uma ação no hall da triagem, para os pacientes e acompanhantes, com a finalidade  de fornecer informações sobre alimentos ultraprocessados, processados e in natura, além de aferir o peso, a estatura e a pressão arterial. 

Nutri 4Nutri 1Nutri 2Nutri 3

No próximo mês
Ainda como parte da comemoração do dia do Nutricionista, o Serviço de Nutrição promove no dia 28 de setembro a VI Jornada de Nutrição Clínica do HUCFF, que neste ano terá apoio do Programa de Pós Graduação em Nutrição Clínica do Instituto de Nutrição Josué de Castro (UFRJ). A Jornada abordará temas relevantes na área de Nutrição Clínica. Cerca de 520 pessoas, entre profissionais e estudantes, estão inscritas para o evento, que já se encontra com as inscrições encerradas.

VI Jornada de Nutrição Clínica do HUCFF


*submissão de trabalho científicos até 05/09 (quarta-feira)

Data: 28 de Setembro de 2018
Hora: 08h30
Local: CCS - Bloco K  - Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão)
Inscrição neste link.
Levar 1 lata de suplemento alimentar no dia do evento. 
Os suplementos serão doados para pacientes ambulatoriais.
Acesse a programação aqui.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.