Comissão retira HUCFF da diligência

No dia 21 de agosto a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), após visita ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), entendeu que a Unidade - ao cumprir as exigências estipuladas em relatório feito em dezembro passado (2017) - deve ser retirada do estado de diligência, podendo assim, manter o ingresso de novos residentes, conforme calendário da Coordenação de Atividades Educacionais (CAE). A visita foi realizada por quatro representantes, indicados pela CNRM.
O HUCFF oferece programas de Residência Médica, credenciados junto à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), para treinamento e qualificação de médicos. Ao todo são 382 residentes - 321 da Residência Médica e 61 da Residência Multiprofissional –. Braço assistencial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - que por dois anos consecutivos foi apontada pela Folha de São Paulo como a melhor Universidade Pública do País – o HUCFF é vinculado ao Ministério da Educação e ao Sistema Único de Saúde (SUS) e forma, anualmente, cerca de 150 profissionais em saúde vindos de todo o país, que realizam seus treinamentos nos Programas de Residência da Instituição.

Relembre
Em maio do ano passado (2017), todos os 32 programas, avaliados pela Comissão Estadual de Residência Médica do RJ (Ceremerj), foram aprovados por meio de relatório enviado posteriormente à Comissão Nacional de Residência Médica/Ministério da Educação (CNRM/MEC).
A despeito do trabalho acurado e sistemático da Ceremerj e da aprovação pela CNRM do relatório enviado pela Comissão Estadual, a Comissão Nacional de Residências das áreas de saúde resolveu enviar dois visitadores para referendar a decisão de maio de 2017. Essa visita se deu em 11 de setembro de 2017. Na mesma data um parecer foi emitido pelos visitadores, sem especificar quais as necessidades que deveriam ser supridas. Esse parecer foi aprovado em reunião da CNRM no dia 13 de dezembro de 2017 e a Comissão decidiu colocar o hospital em diligência - procedimento administrativo que tem a intenção de alcançar algum objetivo -. Em março deste ano (2018) o ingresso de novos residentes foi mantido, apesar da diligência, pois o processo seletivo aconteceu antes destas avaliações. E em 16 de agosto deste ano (2018) aconteceu nova visita (foto).

WhatsApp Image 2018-08-16 at 11.21.15