Radioterapia do HUCFF: Licitação permitirá o dobro de capacidade de atendimento

Acelerador

O plano de ação elaborado pela atual gestão do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), que condiciona o aumento da capacidade de atendimento - e o aumento de pessoal - à aquisição de um novo Acelerador Linear (semelhante ao da foto) – para o Serviço de Radioterapia - foi aprovado pela Justiça Federal no último dia 16. Após esta decisão, o HUCFF poderá adquirir o aparelho por processo licitatório.

Atualmente o hospital atende 50 novos casos por mês de Teleterapia, além de 60 a 70 casos em tratamento diário, sendo 25 casos novos por mês de Braquiterapia no Serviço de Radioterapia. "Ao final dos processos de aquisição e instalação do equipamento, dobraremos nossa capacidade de tratamento ao paciente oncológico", comemora Leôncio Feitosa, diretor do HUCCF que se empenha para que isto ocorra o mais breve possível, já que o recurso se encontra à disposição do hospital.

Entenda

Em 2014 a gestão do HUCFF daquele ano realizou pedido - através do Fundo Nacional de Saúde - para a aquisição de um novo Acelerador Linear. Em 2016 o processo de transferência deste recurso – 4 milhões e meio do Ministério da Saúde (MS) - foi concluído e já havia sido autorizada, também, a aquisição por processo licitatório, porém esta foi bloqueada em 2017. As ações da atual direção do hospital foram fundamentais para reverter esta situação junto à Justiça Federal.

Objetivo é acabar com fila de espera de serviços de radioterapia

No mesmo ano (2014), após ação civil pública em que o Ministério Público Federal (MPF) acionou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/RJ), a União, o Estado e Município do Rio de Janeiro se comprometeram, a apresentar um plano de ação para reduzir a zero o número de pacientes que precisam de radioterapia e que já tenham ultrapassado o prazo para iniciar o tratamento. Para auxiliar no acompanhamento do cumprimento deste plano de ação, o Município do Rio de Janeiro se comprometeu a elaborar uma lista única, dentro do seu sistema de regulação (SISREG), com todos os pacientes que necessitam de radioterapia, constando o tempo de espera e a gravidade do caso, enquanto que a União e o Estado acordaram em incluir todas as vagas de radioterapia de seus serviços de saúde no sistema de regulação municipal. De acordo com esta ação civil pública, a escassez de serviços de radioterapia no Rio de Janeiro foi agravada nos anos de 2013 e 2014 com o fechamento de serviços que atuavam no Sistema Único de Saúde, ocasionando o aumento das filas de espera pelo tratamento.