Nota sobre funcionamento em 29/05/18


Apesar dos transtornos causados pelo  movimento nacional dos caminhoneiros, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) conseguiu manter sua rotina, dentro do possível.  Hoje (28) as internações eletivas e as cirurgias foram avaliadas caso a caso e, mesmo com um número reduzido de profissionais, 04 (quatro) cirurgias foram feitas.
Ao todo 182 pacientes estão internados na Unidade, porém, as novas internações estão restritas à emergência e as cirurgias eletivas estão suspensas.
O atendimento Ambulatorial funcionou, na medida do possível, normalmente.
A alimentação dos pacientes, bem como dos acompanhantes, está normal - apenas com restrições de produtos hortifrutigranjeiros -. O estoque está abastecido e há previsão de fornecimento de estocáveis para amanhã (29).

Solidariedade
O Serviço de Hemoterapia funcionou normalmente, com relato de 20 doadores no Banco de Sangue, e funcionará também amanhã (29).

Como será amanhã (29)?
O protocolo será o mesmo de hoje (28). Porém sem coleta para exames de sangue - de pacientes externos, mantendo apenas os exames de pacientes internados - e com restrições de exames de imagem, por falta de pessoal.

Consultas ambulatoriais
O Serviço de Ambulatório funcionará com número reduzido de funcionários. Caso o profissional não esteja atendendo, o paciente será orientado a retornar no próximo dia da consulta e  remarcar com o próprio médico. A Central de Marcação e Triagem terá seu funcionamento conduzido de acordo com a chegada dos funcionários. Os pacientes que não conseguirem chegar para as consultas devem procurar o médico de origem - na sala e horário marcados - no mesmo dia da semana seguinte para a remarcação.

Ônibus
A Reitoria providenciou ônibus especiais da  Universidade para o transporte dos funcionários - Central do Brasil para o HUCFF e vice-versa - nos dias 26, 27 e 28, em dois horários - manhã e noite -. Para amanhã (29) haverá também este suporte. Isso tem permitido que o Hospital funcione com número satisfatório de profissionais.

Trajeto: Central do Brasil para o Fundão - O ônibus passará no ponto da Escola Bahia em Bonsucesso (Av.Brasil), depois vai para Ilha do Governador (Supermercado Extra) e só então vai para o Fundão. 
Trajeto: Fundão para a Central do Brasil - Ilha do Governador e depois Central do Brasil.

Horários:
Saída da Central às 6h30
Saída do HUCFF às 7h30
Saída da Central às 18h30
Saída do HUCFF às 19h30

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.