Semana de Enfermagem do HUCFF é marcada por homenagens

den 01Comemorado em 12 de maio no país, o Dia da Enfermagem marca a importância e o reconhecimento deste  profissional de saúde para a população. Hoje (22) pela manhã aconteceu o "1° Café com Histórias da Enfermagem" do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ). Cerca de 100 pessoas, entre enfermeiros, técnicos, auxiliares, discentes e docentes de enfermagem e demais profissionais da área de saúde estiveram no evento, que faz parte da Semana de Enfermagem do Hospital.

Para Tony Figueiredo, Diretor da Divisão de Enfermagem do HUCFF, a intenção do encontro é demonstrar o reconhecimento à equipe. "Assumi o compromisso como Diretor de Divisão e tenho certeza do protagonismo de vocês em manter a assistência deste hospital, mesmo com todas as situações adversas que passamos aqui". Além da participação de representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), bem como da deputada estadual enfermeira Rejane, o Encontro teve como principal objetivo motivar o profissional da área. "Administrar um setor deste porte é comparado à administração de uma cidade. Vc tem todo nosso apoio para que a gente possa lhe ajudar neste desafio", disse a deputada ao diretor Tony.

A abordagem do evento favorece, também, o comprometimento da equipe com a instituição. "Diante da necessidade humana de reconhecimento, é plausível que se crie um momento para estar referenciando os profissionais que fazem com que a assistência seja reconhecida. Somos enfermeiros 24h", afirmou Ana Lucia Telles Fonseca, presidente do Coren-RJ. Para Luiza Conceição de Araújo, Coordenadora da Coordenação de Educação Permanente (COEP/DEN), a gratidão é inerente à Enfermagem. "Reconhecemos o mérito de cada um dos profissionais que aqui estão. A enfermagem sempre se preocupou com o reconhecimento do trabalho do outro. É difícil estar à frente - não vamos nos cansar - levando sempre o saber ao grupo".

No final do encontro, Menções Honrosas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) foram entregues aos representantes de diversas categorias que atuam diretamente na Divisão de Enfermagem do HUCFF, indicados pelas chefias dos serviços em função do bom desempenho e serviços prestados à comunidade. "A gente vê em cada um a dedicação. Esta homenagem é muito pouco perto do que vocês merecem ter", disse Josimar Santos Barbosa, enfermeiro aposentado do HUCFF ao ser homenageado. "É gratificante compartilhar este momento com vocês", finalizou Olinda Tardelle de Oliveira, Diretora Adjunta Técnica da DEN. den 02

Para o dia 28/05 a programação da Semana de Enfermagem segue com a apresentação de palestras. Haverá também uma sessão de autógrafos com os autores do livro "Terapia Intensiva - Abordagens atuais do Enfermeiro: Boas Práticas, Alta Performance, Segurança do Paciente, Gestão e Sustentabilidade". O livro será comercializado a preço promocional e também serão sorteados exemplares aos participantes do evento.

 

Veja mais fotos do 1º Café com Histórias do HUCFF aqui.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.