Nota sobre falta de energia em 08/05

HU-Tony

Editado em 09/05 às 17h:

Após instabilidades ao longo do dia (09/05) a energia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF / UFRJ) foi totalmente normalizado às 16h30. 
Para amanhã o atendimento ambulatorial está normalizado e não há cirurgias agendadas.
Segundo a Divisão de Engenharia do HUCFF a causa foi "um isolador dos disjuntores que comprometia a ativação dos demais".

 

*Reveja*
O abastecimento de energia no prédio do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF / UFRJ) ficou comprometido na manhã desta terça -feira (08) devido a um problema externo com transformador da Light, responsável pelo fornecimento de energia desta área na Ilha do Fundão. O incidente aconteceu por voltas das 7h.
Apesar do imprevisto o Centro Cirúrgico, CTI e Emergência funcionaram, ao longo do dia, com geradores. Por não haver cirurgias de emergência, as cirurgias eletivas agendadas para hoje (08) foram canceladas por volta das 12h - por medidas de segurança - já que não havia previsão de retorno da energia.
O atendimento ambulatorial foi represado e aquelas consultas que não necessitavam de luz foram mantidas.
A Divisão de Engenharia do HUCFF trabalhou ao longo do dia para detectar o problema. O abastecimento de energia foi retomado totalmente às 18h.
"Quando a Light restabeleceu a energia, às 11h, nosso disjuntor sinalizou uma instabilidade. Iniciamos então uma busca para detectar a origem do problema e religar por completo o sistema" disse o diretor da Divisão de Engenharia, João Roberto Nunes.

*Imprevisto na madrugada*
Por volta das 3h houve uma instabilidade nos disjuntores e parte do hospital ficou sem energia. Seguindo o protocolo, CTI, Emergência e Centro Cirúrgico funcionaram com geradores. 
Por volta de 12h30 outra parte do abastecimento foi retomado. Centro Cirúrgico, CTI e Emergência passaram a funcionar com energia própria sem geradores. Bem como subsolo até o terceiro andar.

Os pacientes ambulatoriais foram atendidos dentro do possível. Aqueles cujo o atendimento estava comprometido foram remarcados. Pela instabilidade de ontem, não houve cirurgias marcadas para hoje.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.