Metodologia de Controle de Freqüência é assunto em reunião no HUCFF

Na manhã de sexta-feira (04) o diretor Leôncio Feitosa, em reunião aberta ao Corpo Social, tratou sobre assuntos de interesse do público do Hospital. Dentre os temas, o de mais importância foi a questão da Metodologia de Controle de Freqüência dos Trabalhadores das Unidades de Saúde da UFRJ.
O encontro tinha o objetivo de iniciar o debate sobre a implantação do Ponto Biométrico na Unidade, já que, por preceito Constitucional – Artigo 207 – a Universidade é dotada de autonomia Administrativa, de Gestão Financeira e Acadêmica. Segundo o diretor, "não há garantias de que este modelo de aferição de presença melhore a atenção à saúde nos locais já implantados". Para ele, além das irregularidades observadas em outras Unidades, no registro do citado ponto, a implantação do Ponto Biométrico, em diferente esfera do Governo no campo da Saúde, não trouxe aumento da produção esperada. Outra questão debatida na reunião. "Nossa responsabilidade é que não haja absenteísmo nestes Setores, fato que prejudica a atenção à saúde e aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)", sinalizou ele, ciente de que o Hospital se adequará - dentro das suas especificidades - às solicitações dos Órgãos de Controle, do Ministério da Educação (MEC) - estimulado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão - no sentido de implantar uma Metodologia de Controle de Freqüência em substituição ao Controle Manual.

Como seria?

"Em cada ponto de acesso, previamente definido por uma equipe de expertise na área, serão instaladas catracas que reconhecerão os crachás de identificação de quem busca
adentrar no Hospital", explicou ele sobre a Metodologia sugerida pela Direção. Onde um Sistema de Informática produzirá dois relatórios: Um registrará a entrada e saída dos trabalhadores das Unidades de Saúde e o outro registrará a entrada e saída dos demais. Estes relatórios permitirão a aferição do ingresso e egresso de todos os profissionais trabalhadores da Unidade.

2018.05.04 reunião22018.05.04 reunião