Semana Mundial da Alergia e Semana Mundial de Imunodeficiências Primárias

foto1Centro de referência e excelência em dermatites, o Serviço de Imunologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), em parceria com a Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ) realizou na manhã de terça-feira (24) palestras para orientar os pacientes que aguardavam as consultas no Ambulatório do 2º andar da Unidade. A atividade fez parte da Semana Mundial da Alergia e das Imunodeficiências Primárias (IDPs) que acontece, simultaneamente, de 22 a 28 de abril. Este ano, o tema designado pela WAO (World Allergy Organization) é “Dermatite Atópica, Uma Coceira que Causa Erupções na Pele” e pela IDF (Immune Deficiency Foundation) é “Meu Futuro Começa com Investigação e Diagnóstico Precoces das IDP”.
Segundo a chefe do Serviço de Imunologia, Solange Valle, o objetivo do evento é tirar as dúvidas e focar a importância do autocuidado e diagnóstico adequado. “Não só os pacientes têm dúvida, como familiares querem saber como podem ajudar, já que a dermatite atópica tem um impacto muito negativo na vida do paciente e na autoimagem”, explica ela.
A Dermatite Atópica é genética (hereditária), ou seja, a pessoa nasce com a pele mais sensível e sofre com a ação de fatores externos: alimentos, ácaros, perfumes e etc. Aspectos emocionais também podem agravar a dermatite.
As Imunodeficiências Primárias são um grupo de doenças congênitas que afetam o funcionamento do Sistema Imunológico.

O Serviço de Imunologia do HUCFF é formado por professores e médicos que atendem enfermidades alérgicas, principalmente asma, rinite, urticária, angioedema, angioedema hereditário e imunodeficiências. Outras informações 3938-2472.foto3foto2