Prevenção de doença meningocócica

No dia do Infectologista a Sessão¹ do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP/HUCFF) falou sobre "Atualidades na prevenção de doença meningocócica", infecção bacteriana aguda que pode causar inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central (meningite) e infecção generalizada (meningococcemia). A professora Marta Guimarães Cavalcanti foi quem abordou o tema.12345

O meningococo (Neisseria meningitidis) permanece sendo a principal causa de meningite bacteriana no Brasil. A infecção invasiva causada pela N. meningitidis, transmitida por via respiratória, resulta em amplo espectro clínico de doença que inclui a meningite, a meningococcemia ou ambas, sendo a meningite a forma clínica mais frequentemente observada. Entretanto, deve-se também lembrar que o status de portador assintomático da N.meningitis tem um caráter central na transmissão desta bactéria entre indivíduos suscetíveis a doença. Algumas das características da doença meningocócica (DM), como sua rápida evolução, gravidade e letalidade, assim como seu potencial caráter epidêmico, fazem com que a possibilidade de prevenção desta infecção, através de vacinas, assuma fundamental importância.
"No Brasil, as sociedades científicas - Infectologia, Pediatria, além do Ministério da Saúde) recomendam o uso rotineiro da vacina meningocócica conjugada para lactentes maiores de 2 meses de idade, crianças e adolescentes. A única vacina meningocócica conjugada licenciada para uso no primeiro ano de vida no Brasil é a vacina meningocócica C conjugada", explicou a professora.
A vacina meningocócica ACWY conjugada ao toxóide tetânico (ACWY-TT) está licenciada a partir de 12 meses de idade. Esta última se encontra liberada para uso em crianças maiores de 2 anos.
A posologia das vacinas disponíveis varia também conforme a idade. No primeiro ano de vida são recomendadas duas doses da vacina meningocócica C conjugada, aos 3 e 5 meses. A dose de reforço, entre 12 e 15 meses de idade, pode ser feita com a vacina meningocócica C conjugada ou preferencialmente com a vacina meningocócica ACWY conjugada (ACWY-TT), assim como as doses entre 5 a 6 anos de idade e aos 11 anos (ACWY-TT ou ACWY-CRM). A recomendação de doses de reforço 5 anos depois (entre 5 e 6 anos de idade para os vacinados no primeiro ano de vida) e na adolescência (a partir dos 11 anos de idade) é baseada na rápida diminuição dos títulos de anticorpos associados à proteção, evidenciada com todas as vacinas meningocócicas conjugadas. Mantenha o cartão de vacinas do seu filho atualizado!

¹O objetivo principal das Sessões é promover e sedimentar o conhecimento científico da área citada.