HUCFF e ICES assinam termo de cooperação

Na manhã de hoje (16) o Diretor Geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Dr Leôncio Feitosa, assinou o Termo de Cooperação Técnica entre o HUCFF e o ICES - Instituto do Coração Edson Saad (ICES). O acordo tem por objetivo firmar interesse de mútua participação visando a execução de programas de trabalho, projetos/atividade ou evento de interesse recíproco, da qual não decorra obrigação de repasse de recursos entre os partícipes.

“A partir desta colaboração, teremos um dimensionamento diferenciado do campo da cardiologia na nossa universidade”, disse Roberto Leher. Segundo ele, trata-se de um “momento virtuoso do hospital”. Destacando que trata-se de um “ato fundamentalmente acadêmico”, ele afirmou que “os profissionais que atuam nas assistências nas diversas dimensões do HUCFF afirmam a disposição de elevar o patamar de qualificação e interação acadêmica com o Instituto Edson Saad”.

Na foto, Leôncio assina o termo, ao lado do reitor Roberto Leher

O diretor do Ices, professor emérito Nelson Souza e Silva (em pé na foto), demonstrou enorme gratidão à Reitoria por respaldar este momento. "Esta relação Institucional consolida o Instituto. Estou muito satisfeito com esta grande evolução", comemorou, referindo-se aos anos em que buscava esse propósito.

Segundo Leôncio Feitosa, este momento só é possível porque o hospital passa por uma reformulação. "Há oito anos que o professor Nelson empenha-se para que isto seja firmado. O Instituto vai entrar no caminho da extensão, dois serviços importantes estarão ligados a ele", disse Leôncio sobre os Serviços de Cirurgia Cardíaca e o Serviço de Cardiologia do HUCFF.

Além da Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS), representada pelo professor Andrew Macrae, estiveram também presentes os chefes do Serviço de Cirurgia Cardíaca e Serviço de Cardiologia do HUCFF - professor Rubens Giambroni e dr Plínio Resende respectivamente -, bem como os professores Mauro Paes Leme e João Manoel Pedroso, ambos que já estiverem à frente dos Serviços citados e compartilham da importância deste ato.