HUCFF e ICES assinam termo de cooperação

Na manhã de hoje (16) o Diretor Geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Dr Leôncio Feitosa, assinou o Termo de Cooperação Técnica entre o HUCFF e o ICES - Instituto do Coração Edson Saad (ICES). O acordo tem por objetivo firmar interesse de mútua participação visando a execução de programas de trabalho, projetos/atividade ou evento de interesse recíproco, da qual não decorra obrigação de repasse de recursos entre os partícipes.

“A partir desta colaboração, teremos um dimensionamento diferenciado do campo da cardiologia na nossa universidade”, disse Roberto Leher. Segundo ele, trata-se de um “momento virtuoso do hospital”. Destacando que trata-se de um “ato fundamentalmente acadêmico”, ele afirmou que “os profissionais que atuam nas assistências nas diversas dimensões do HUCFF afirmam a disposição de elevar o patamar de qualificação e interação acadêmica com o Instituto Edson Saad”.

Na foto, Leôncio assina o termo, ao lado do reitor Roberto Leher

O diretor do Ices, professor emérito Nelson Souza e Silva (em pé na foto), demonstrou enorme gratidão à Reitoria por respaldar este momento. "Esta relação Institucional consolida o Instituto. Estou muito satisfeito com esta grande evolução", comemorou, referindo-se aos anos em que buscava esse propósito.

Segundo Leôncio Feitosa, este momento só é possível porque o hospital passa por uma reformulação. "Há oito anos que o professor Nelson empenha-se para que isto seja firmado. O Instituto vai entrar no caminho da extensão, dois serviços importantes estarão ligados a ele", disse Leôncio sobre os Serviços de Cirurgia Cardíaca e o Serviço de Cardiologia do HUCFF.

Além da Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS), representada pelo professor Andrew Macrae, estiveram também presentes os chefes do Serviço de Cirurgia Cardíaca e Serviço de Cardiologia do HUCFF - professor Rubens Giambroni e dr Plínio Resende respectivamente -, bem como os professores Mauro Paes Leme e João Manoel Pedroso, ambos que já estiverem à frente dos Serviços citados e compartilham da importância deste ato.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.