Dia da Mulher com mais saúde e música

18.0308 dia da mulher dia do rim 2Quem chegou pela portaria principal do HUCFF deve ter visto a ação, que contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia, referente ao Dia Mundial do Rim - comemorado toda segunda quinta-feira de março -. Além de divulgar informações relacionadas à prevenção das doenças renais, os novos alunos da Residência Multiprofissional deram apoio ao evento aferindo pressão, calculando o índice de massa corpórea e circunferência abdominal. O tema deste ano é "Saúde da Mulher – Cuide de seus rins" por causa da coincidência de datas, já que hoje também é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Cerca de 400 mulheres  - entre funcionárias, pacientes e estudantes - foram orientadas quanto aos cuidados com o bem-estar físico e mental. "Foi uma ação preventiva para uma doença crônica", destacou Tatiana de Paula, chefe da Seção de Ensino e Pesquisa do Serviço de Nutrição.
Ainda sobre a comemoração do Dia da Mulher, nos Ambulatórios do 1º e 2º andar, a Comissão de Direitos do Paciente (CDP) do HUCFF em parceria com o Medica SOM - grupo de alunos da Faculdade de Medicina que leva música aos Hospitais Universitários - trouxe um pouco de alegria para o momento de espera. "A música deixa o ambiente mais descontraído e esta canção é um alento para vocês, mulheres, que merecem todos os dias do ano a nossa admiração", reforçou um dos músicos após cantar os versos "hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe" (Tocando em frente - Almir Sater e Renato Teixeira).
O sentido da humanização está no acolhimento e os eventos direcionados aos pacientes têm esta função. Para Ina Gidalte, 32 anos, paciente da ortopedia, a iniciativa mostra aos usuários do HUCFF que aqui, apesar de ser um local de dor, tem receptividade. "Essa música coloca a gente super pra cima", disse ela, que ousou tocar triângulo com os músicos.

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.